Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TECNOLOGIA

Google libera IA que permite gerar vídeos a partir de comandos de texto; saiba como usar

A novidade, disponível para usuários do Gemini Advanced, permite que prompts sejam transformados em vídeos dinâmicos

Publicado em: 15/04/2025 17:36 | Atualizado em: 19/04/2025 06:25

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
O Google começou a liberar, nesta terça-feira (15), o Veo 2, nova versão do seu modelo de inteligência artificial que permite que os usuários gerem e compartilhem vídeos feitos a partir de comandos em texto. O recurso deve ser disponibilizado para todos nas próximas semanas.

A novidade, disponível para usuários do Gemini Advanced, permite que prompts sejam transformados em vídeos dinâmicos, o que, de acordo com a gigante de tecnologia, oferece “controle detalhado sobre o estilo e o conteúdo do vídeo”. 

O Veo 2 também está sendo disponibilizado pelo Google Labs a partir do Whisk, um experimento de IA generativa que permite criar novas produções visuais usando prompts de texto e imagem, agora também para vídeos em animação. Ambos os recursos estão disponíveis a no plano Google One AI Premium.

Como gerar vídeos com o Veo 2

Para gerar vídeos, selecione Veo 2 no menu suspenso de modelos no Gemini. Em seguida, descreva a cena que você quer criar. Quanto mais detalhada for sua descrição, mais controle você terá sobre o vídeo final. 

Os vídeos criados pelo recurso têm 8 segundos, resolução de 720p, e são entregues como um arquivo MP4 no formato paisagem 16:9. A quantidade de vídeos que podem ser criados mensalmente é limitada, com um aviso sendo enviado ao usuário quando o limite estiver perto de ser atingido. 

Através de um botão de compartilhamento, é possível enviar as criações direto para plataformas de vídeos curtos como TikTok e YouTube Shorts. O recurso está disponível em todos os idiomas que o Gemini suporta.

Segurança

De acordo com o Google, medidas importantes foram tomadas para tornar a geração de vídeo uma experiência segura. “Isso inclui extensivos testes do red teaming e avaliação com o objetivo de prevenir a geração de conteúdo que viole nossas políticas. Além disso, todos os vídeos gerados com o Veo 2 são marcados com SynthID, uma marca d'água digital incorporada em cada quadro, que indica que os vídeos são gerados por IA”, declarou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Grupo Diario de Pernambuco