 | |
Foto: Hannah Carvalho |
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do CurtaLab — Laboratório de Desenvolvimento de Curtas-metragens, iniciativa voltada para profissionais do audiovisual em início de carreira.
Os encontros acontecerão entre os dias 22 e 25 de abril, no Recife, e, pela primeira vez, estão aptas a participar presencialmente pessoas de todos os estados do Norte e do Nordeste com projetos de curtas-metragens em desenvolvimento ou em pós-produção. As inscrições podem ser feitas até 4 de abril pelo site do CurtaLab.
Para os selecionados de fora de Pernambuco, será oferecido o custeio do transporte aéreo, da alimentação e hospedagem durante o evento. Uma outra modalidade, exclusiva para residentes de Pernambuco, possibilita aplicar para uma vaga sem que haja pré-requisito de um projeto, até o dia 11 de abril.
Idealizado por Enock Carvalho e Matheus Farias, diretores, roteiristas e produtores pernambucanos com vasta experiência no audiovisual, o CurtaLab surgiu em 2021 com o intuito de oferecer um laboratório intensivo para artistas em início de carreira, com foco nas principais áreas para a realização de curtas-metragens. Nos encontros, os participantes têm acesso a aulas, troca de experiências com profissionais da área, rodas de conversa, entre outras ações formativas.
“O CurtaLab é voltado para a experimentação e para que esses novos realizadores, que estão iniciando suas carreiras, busquem seu estilo, traço autoral. E o curta-metragem é esse lugar de experimentar linguagem, narrativa e, a partir disso, encontrar um estilo próprio de contar histórias e realizar filmes”, pontuam Enock e Matheus.
Para participantes selecionados com projetos, serão oferecidas 12 vagas e os selecionados terão acesso, além de todas as atividades do laboratório, a consultorias voltadas para os seus filmes, conduzidas por cinco profissionais convidados.
Este ano, poderão ser inscritas propostas de todos os estados do Norte e Nordeste. Selecionados de fora de Pernambuco contarão com transporte aéreo, hospedagem e alimentação viabilizados pelo CurtaLab, durante os dias de realização do evento.
“Pela primeira vez, haverá participantes do Norte e do Nordeste presencialmente, com projetos em desenvolvimento ou pós-produção (em 2021, pessoas das duas regiões puderam ter acesso às atividades on-line). O intuito é promover um intercâmbio artístico e cultural entre os artistas das duas regiões, o que acabou se tornando um pilar desta edição”, reforçam os idealizadores, que também atuam como diretores e tutores no laboratório de desenvolvimento de curtas-metragens.
A segunda modalidade, que contempla 18 vagas, é voltada para pessoas sem projetos de curtas-metragens e é exclusiva para residentes em Pernambuco. Os participantes terão acesso a todas as atividades do CurtaLab, exceto às consultorias. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de abril. Ao todo, o evento contará com 30 selecionados.
Durante os quatro dias de imersão, serão abordadas as principais etapas da criação dos filmes, com um enfoque no roteiro. Enock e Matheus dizem que a escrita e o desenvolvimento do roteiro serão aprofundadas ainda nos Encontros de Desenvolvimento (para os participantes selecionados com projetos), nas aulas e no ciclo Conversas de Cinema, cujos convidados serão diretores e roteiristas com vasta experiência que compartilharão suas experiências.