Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Sofia Freire leva sotaque pernambucano ao Lollapalooza

Cantora apresentará repertório do álbum ''Ponta da Língua'', considerado um dos melhores trabalhos nacionais de 2024

Publicado em: 20/03/2025 17:47

 (Foto: Camila Coimbra/Divulgação)
Foto: Camila Coimbra/Divulgação
Entre nomes de peso como Justin Timberlake e Alanis Morissette, o sotaque pernambucano tem tudo para roubar a cena no Lollapalooza 2025, especialmente com Sofia Freire. A cantora, compositora e produtora do Recife se destacou com o álbum Ponta da Língua, amplamente elogiado pela crítica, que abriu caminho para o maior show de sua carreira. No próximo domingo (30), ela fará a abertura do palco principal do evento, que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo

Ponta da Língua, lançado em março de 2024, é o resultado da jornada de Sofia para superar um bloqueio criativo em meio à pandemia de covid-19. Durante o isolamento, a cantora mergulhou em um processo de introspecção e encontrou nas suas emoções a inspiração para concretizar o conceito de algo “na ponta da língua, mas que não sai”. Em nove faixas, a artista, que é pianista de formação, foge da mesmice e leva o ouvinte a uma jornada sonora autoral e psicodélica pelo dark pop.
 
Antes da estreia do show no Recife, em setembro passado, a cantora falou ao Viver sobre o frio na barriga diante da apresentação no Lollapalooza. “Eu não planejei isso, sabe? Não houve um trabalho de promoção, produção, ou empresariamento no sentido de entrar em contato e tentar me inserir na programação do festival. Eu recebi o convite, meio que do nada, chegou no meu e-mail, e eu fiquei surpresa. Estou super animada, muito feliz mesmo”.

Porém, desde o lançamento ao vivo de Ponta da Língua, o repertório passou por diversas transformações e aprimoramentos. "O show é bastante complexo tecnicamente, eu e Miguel Mendes (teclados) somamos três sintetizadores e ainda faço loops de voz ao vivo, enquanto Homero Basílio (percussão e beats) toca uma bateria eletrônica especialmente construída para esse projeto", explica Sofia. Para garantir uma apresentação impecável, Sofia terá uma equipe técnica e de produção altamente qualificada.

Apesar do foco no novo álbum, a artista promete trazer em seu repertório faixas dos antecessores Garimpo (2015) e Romã (2017) em versões reformuladas para a nova sonoridade e o formato ao vivo. “O show será uma oportunidade para apresentar o Ponta da Língua de uma forma ainda mais intensa e sensorial", garante.

A transição de um show intimista para a grandiosidade do Lollapalooza exige adaptação. Sofia, ciente disso, planeja transformar sua performance, focando mais na voz e na movimentação para criar uma conexão com o público. “Também vamos contar com recursos visuais que vão transportar o público para o universo do Ponta da Língua, criando uma experiência sensorial única", diz a cantora.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Grupo Diario de Pernambuco