 | |
Vinicius Teixeira e Gabriel Fuentes protagonizam a comédia musical que traz ainda Cláudia Ohana e Gretchen (Vitrine Filmes/Divulgação) |
Em 2013, o diretor cearense Allan Deberton, que mais tarde ficaria conhecido pelo premiado Pacarrete, lançou o curta O Melhor Amigo, protagonizado por Jesuíta Barbosa. Elogiado em festivais, o filme sobre o amor platônico de um jovem por seu amigo tinha um desfecho inconclusivo, mas agora, passados 12 anos, a história ganha não apenas uma expansão como também vira um musical, com participações especiais dos ícones Cláudia Ohana e Gretchen. O longa homônimo entra em cartaz nesta semana nos cinemas.
Lucas, aqui vivido por Vinícius Teixeira, está vivendo uma crise com seu namorado atual e viaja até a praia de Canoa Quebrada, onde acaba reencontrando uma paixão não consumada da adolescência, Felipe, interpretado por Gabriel Fuentes. No clima de dias ensolarados e noites de balada, os personagens se aproximam cada vez mais de um passado mal resolvido que bate à porta de maneiras imprevisíveis.
 | |
Ator conta ao Viver sobre desafios emocionais do personagens (Vitrine Filmes/Divulgação) |
Filmado em 2023, O Melhor Amigo abraça o musical de maneira leve e quase ingênua nos primeiros minutos, ainda que o senso de humor afiado do Ceará seja central na composição dos personagens que circulam a trama. Á medida em que a tensão sexual cresce, o longa traz à tona os conflitos que o curta apenas sugeria e, então, começa a andar com as próprias pernas, frequentemente assumindo um lado mais melancólico também.
Allan, em entrevista ao Viver, afirma que a abordagem introspectiva da trama original precisava ser repensada e atualizada. “Percebi que o público do curta se identificava muito com o personagem do Lucas e seus sentimentos internalizados. As pessoas queriam mais da história, mas, à medida em que desenvolvíamos o rascunho, o mundo mudou bastante. Percebemos que esse sofrimento introspectivo presente em 2013 já não tinha tanto lugar hoje”, explica. “Temos agora uma maior facilidade em expor nossos sentimentos, então entendemos que o filme deveria acontecer em um clima celebrativo e solar. E o musical tem a ver com isso, com essa ideia de liberdade de amar”.
 | |
Gabriel Fuentes destaca a tensão de estrelar um musical (Vitrine Filmes/Divulgação) |
Vinícius Teixeira destaca como O Melhor Amigo foi exigente com as habilidades do elenco. "Não filmamos em ordem cronológica, então foi importante o mês que tivemos de preparação para entendermos os altos e baixos emocionais. A direção teve todo esse cuidado para dar o tom certo de cada cena. É um filme que traz várias responsabilidades para o ator, desde entender essas nuances do roteiro até a parte de cantar", ressalta.
Gabriel Fuentes também foi desafiado pelo gênero musical proposto pelo cineasta. "Confesso que comecei com medo e estava querendo dar o melhor de mim, então comecei a fazer algumas aulas de canto antes das gravações, o que ajudou bastante a encarar a parte musical", conta o ator. "Ver o resultado tão bonito na tela foi incrível".