Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Festival de curtas movimenta a Serra Negra, no Agreste de PE

Curta na Serra: Festival de Cinema ao Ar Livre homenageia diretor Cláudio Assis, ícone do cinema pernambucano

Publicado em: 28/03/2025 08:00

 (Curta na Serra chega em sua 6ª edição como um dos principais eventos do audiovisual independente do estado (Foto: Tarciso Augusto))
Curta na Serra chega em sua 6ª edição como um dos principais eventos do audiovisual independente do estado (Foto: Tarciso Augusto)
Desde 2017, o circuito audiovisual independente do Agreste tem como um de seus mais consolidados representantes o Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre. Nascido da necessidade de criar um espaço alternativo de exibição em Serra Negra, distrito do município de Bezerros, e promovendo o contato do público local e do turismo com obras que vão além das salas convencionais, o evento chega a sua 6ª edição neste fim de semana, desta sexta (28) até domingo, e tem como homenageado o diretor Cláudio Assis, grande ícone do cinema pernambucano.
 
Mais de 30 filmes estão nas mostras. Panorama Nacional destaca produções de sete diferentes estados. Já a Panorama Pernambuco traz curtas realizados apenas no estado. Panorama Videoclipe, por sua vez, amplia a experiência audiovisual com quatro obras no formato. E tem ainda a Sessão Especial, com obras de diferentes estéticas e narrativas do cinema nacional contemporâneo. A programação vai incluir ainda a exibição do curta Soneto do Desmantelo Blue, dirigido por Cláudio Assis em 1993.
 
O Curta na Serra começou com uma estrutura simples, mas, a partir de suas edições seguintes, expandiu sua programação e estrutura, investindo também no segmento formativo, com oficinas e debates que estimulam a produção e o pensar cinematográfico entre os realizadores e amantes da sétima arte da região. 
 
Em conversa com o Viver, o documentarista e produtor Marlom Meirelles, idealizador e diretor do projeto, revela que a primeira edição serviu como uma experiência piloto. “De lá para cá, evoluímos na estrutura e na proposta curatorial, buscando diversidade nas atividades oferecidas e fazendo o possível para ampliar nosso alcance”, explica. “Este ano, focamos na expansão do impacto formativo, investindo ainda mais nos cursos e nas rodas de conversa que estimulem a valorização do cinema independente. A Serra Negra é um cenário naturalmente cinematográfico. Sua paisagem única cria um ambiente perfeito para uma experiência imersiva de cinema ao ar livre”, vibra.
TAGS: cinema | meirelles | marlom | serra | na | curta |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Grupo Diario de Pernambuco