 | |
Personagem verídica teve identidade revelada apenas após seu falecimento, em 2023 (Foto: Suzanna Tierie) |
Em 2004, quando uma senhora aposentada decidiu filmar da janela de seu apartamento um perigoso esquema de tráfico na Ladeira dos Tabajaras, na Zona Sul do Rio de Janeiro, ela não poderia imaginar que marcaria as páginas policiais até hoje. O cinema agora trata de tornar sua história de coragem ainda mais conhecida com Vitória, estrelado por ninguém menos que Fernanda Montenegro.
O filme, que entra em cartaz nesta quinta-feira (13) no Recife, tem direção de Andrucha Waddington, genro de Fernandona, que levou à frente o projeto original de Breno Silveira (2 Filhos de Francisco), falecido em Limoeiro, interior de Pernambuco, no primeiro dia das filmagens, em 2022, vítima de um infarto fulminante. Além de Fernandona, figuram no elenco Alan Rocha, Linn da Quebrada, Sacha Bali, Jennifer Dias, Laila Garin e Thelmo Fernandes.
 | |
Fernanda Montenegro completa, em 2025, seis décadas de história no cinema brasileiro (Foto: Suzanna Tierie) |
A lendária atriz está completando seis décadas de atividade no cinema brasileiro. Desde sua estreia em A Falecida (1965), dirigida por Leon Hirszman a partir da peça de Nelson Rodrigues, passando por Tudo Bem (1978) e Eles Não Usam Black Tie (1981), até sua consagração mundial com Central do Brasil, de Walter Salles, que rendeu a histórica primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz para uma brasileira, Fernanda chega aos 95 anos ativa nas telas e com novos projetos anunciados, como a comédia de ação Velhos Bandidos, dirigida pelo seu filho Cláudio Torres e coprotagonizada por Ary Fontoura.
Dona Vitória é, desde já, mais um papel icônico em sua gigantesca trajetória. O nome fictício foi dado à personagem verídica que, com sua câmera de vídeo, se tornou essencial para desmantelar uma violenta quadrilha que envolvia traficantes e policiais. Em agosto de 2005, o jornal carioca Extra, através do repórter Fábio Gusmão (interpretado no filme por Alan Rocha, presente também como jornalista em Ainda Estou Aqui), desenvolveu a série Janela indiscreta, divulgando a história a partir das imagens captadas pela senhora, que teve a identidade mantida em sigilo até a sua morte, em fevereiro de 2023.
 | |
No longa, Fernandona contracena com Alan Rocha, que interpreta o repórter Fábio Gusmão (Foto: Suzanna Tierie) |
Joana da Paz, seu nome verdadeiro, era uma mulher negra, nascida em Alagoas, mas a produção do longa, que já havia começado os trabalhos antes de seu falecimento, não tinha ciência desses detalhes.
A coragem de uma mulher que passou 17 anos no anonimato e o ímpeto criativo de uma das grandes atrizes do mundo se encontram em Vitória, retrato de um quadro social que se estende até hoje e ao mesmo tempo de uma cumplicidade entre a protagonista e o repórter que fez de tudo para protegê-la.
Para além do emblemático caso real, a maior das vitórias do longa é seguir tendo mais Fernanda Montenegro na telona.