 | |
'Marias' será exibido neste sábado (8). Canal Brasil/Divulgação |
A partir deste sábado (8), Dia Internacional da Mulher, até o dia 30, o Canal Brasil exibirá uma programação especial em homenagem às mulheres, como forma de chamar a atenção para a produção audiovisual brasileira feminina e de combater a desigualdade em sets de filmagem, ainda majoritariamente comandados por homens.
No sábado, a Mostra Cine-Delas abre com o longainédito Marias, que destaca a importância das lutas cotidianas das mulheres, que enfrentam desafios ao conciliar maternidade, trabalho e a busca por justiça. O filme tem como personagens Olga Benário, Dilma Rousseff, Marielle Franco e Maria Prestes (1932-2022), esposa do ex-militar Luís Carlos Prestes.
No domingo (9) Bocaina, de Fellipe Barbosa e Ana Flavia Cavalcanti, conta a história das irmãs Musk (Ana Flávia) e Zulma (Malu Galli), que vivem tranquilas e isoladas no interior de Minas Gerais, até que Josevelt (Alejandro Claveaux), um forasteiro doente, é acolhido por elas, mas sua presença inicia uma série de tensões inesperadas.
 | |
'O Diabo na Rua no Meio do Redemoinho', de Bia Lessa, compõe a programação (Canal Brasil/Divulgação) |
Confira a programação completa:
Dias e horários: Sábados e domingos, a partir do dia 8/03, às 21h
Marias (2024)
Horário: Sábado, dia 8/03, às 21h
Classificação: 12 anos
Direção: Ludmila Curi
Sinopse: Marias é um road movie que atravessa o Brasil e a Rússia em busca de sua protagonista. Maria Prestes, uma campesina nordestina, clandestina e de múltiplas identidades, é a personagem central do filme. Militante do Partido Comunista Brasileiro, escritora, colunista e esposa de Luís Carlos Prestes, com quem teve sete filhos, Maria viveu anos de exílio devido à perseguição política durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira. Ao longo da narrativa, o filme também revê as histórias de outras mulheres que marcaram momentos decisivos do século XX, como Olga Benário, Dilma Rousseff e Marielle Franco. Marias destaca a importância das lutas cotidianas das mulheres, que enfrentam desafios ao conciliar maternidade, trabalho e a busca por um mundo mais justo.
Bocaina (2022)
Horário: Domingo, dia 9/03, às 21h
Classificação: 14 anos
Direção: Ana Flavia Cavalcanti e Fellipe Barbosa
Sinopse: Zulma e Musk são irmãs que tentam a vida isoladas em Bocaina, região de Minas Gerais. Quando um forasteiro misterioso chega ao local, aos poucos eles se aproximam e ele ajuda as irmãs a se libertarem das amarras que ainda as prendiam.
O Diabo na Rua no Meio do Redemunho (2024)
Horário: Sábado, dia 15/03, às 21h
Classificação: 18 anos
Direção: Bia Lessa
Sinopse: O filme é narrado por Riobaldo, que nos transporta para sua vida como jagunço e compartilha suas experiências e conflitos. Ao longo da trama, ele se envolve com diversos bandos e líderes carismáticos, entre os quais o temido Hermógenes. O coração de Riobaldo é conquistado por Diadorim, um jovem valente e misterioso que se torna o amor de sua vida. Através da narrativa de Riobaldo, o autor explora as complexidades da alma humana, mergulhando na dualidade entre o bem e o mal. Adaptação da aclamada obra-prima "Grande Sertão: Veredas", escrita por Guimarães Rosa.
Eu Sou Maria (2023) (90’)
Horário: Domingo, 16/03, às 21h
Direção: Clara Linhart
Classificação: 12 anos
Sinopse: Maria tem 15 anos, mora com a mãe, Célia, e o irmão, Anderson, numa favela de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Ela quer mais do que o tradicional destino reservado para uma jovem mulher negra da favela. Maria deseja estudar em um colégio “forte” e, para isso, participa de um concurso de redação em uma renomada escola particular da zona sul. Seu texto impressiona a banca de avaliação e ela é aprovada. Além de Maria, dois adolescentes também ganham bolsas: Zilton, 16, seu vizinho e amigo, e Aline, 15, garota estudiosa, mas influenciável. Embora tenham passado no concurso, os três têm um grande desafio pela frente: manter as notas altas, provar que merecem estar ali e se adaptar a um mundo de privilégios que nunca pertenceu a eles.
Já que Ninguém me Tira para Dançar (2021)
Horário: Sábado, 22/03, às 21h
Direção: Ana Maria Magalhães
Classificação: Livre
Sinopse: %u200BRemasterizado a partir de sua versão original e inédita, o documentário é o registro de uma época e, acima de tudo, faz um resgate da participação na cultura brasileira da revolucionária atriz Leila Diniz (1945-1972), cinquenta anos após o seu desaparecimento.%u200B
Levante (2024)
Horário: Domingo, 23/03, às 21h
Classificação: 16 anos
Direção: Lillah Halla
Sinopse: O filme acompanha Sofia (Ayomi Domenica), uma jovem atleta de 17 anos que, às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para sua carreira como esportista, descobre que está grávida. Ela decide interromper a gravidez de forma clandestina, mas um grupo fundamentalista está disposto a detê-la para que não realize o aborto. Entretanto, Sofia está decidida e conta com uma vasta rede de apoio e com o amor dessas pessoas.
A Mulher da Luz Própria (2019)
Horário: Sábado, 29/03, às 21h
Classificação: 12 anos
Direção: Sinai Sganzerla
Sinopse: O filme é uma homenagem de Sinai Sganzerla à mãe, Helena Ignez. A vida da diretora e atriz de teatro e cinema é contada por meio de uma coleção de material de arquivo, além das próprias palavras da artista, que tem mais de sessenta anos de carreira.
Mar de Rosas (1978)
Horário: Domingo, 30/03, às 21h
Classificação: 14 anos
Direção: Ana Carolina
Sinopse: Chegando ao Rio de Janeiro de carro, Sérgio e Felicidade, em companhia da filha adolescente, Betinha, discutem sobre o impasse a que chegou o seu casamento. Num hotel, Felicidade tenta matar o marido com uma navalha. Convencida de que Sérgio está morto, ela foge com a filha de volta a São Paulo, até perceber que está sendo seguida na estrada.
Das Tripas Coração (1982)
Horário: Domingo, 30/03, 22h30
Classificação: 16 anos
Direção: Ana Carolina
Sinopse: Problemas financeiros e administrativos em uma escola religiosa para meninas forçam o Governo a interferir. Enquanto espera na sala de conferências para comunicar o fato aos administradores da escola, o interventor adormece e um sonho louco começa, envolvendo professores, alunos e personagens estranhos.
Sonho de Valsa (1982)
Horário: Domingo para segunda, 30/03, à 0h15
Classificação: 16 anos
Direção: Ana Carolina
Sinopse: Para deixar o passado e os valores familiares para trás, a mulher se relaciona com muitos homens e, em meio a muitas dúvidas, tenta descobrir sua própria identidade e felicidade.