Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA POPULAR

Festival dos Saberes da Cultura Popular ocorre neste fim de semana em Glória do Goitá

Segunda edição do evento celebra os mestres da Zona da Mata, trazendo artistas convidados

Publicado em: 20/02/2025 19:45

 (Fotos: Ângelos Azuous)
Fotos: Ângelos Azuous
A segunda edição do Festival dos Saberes da Cultura Popular será neste fim de semana (22 e 23) em Glória do Goitá, na Zona da Mata, em formato híbrido com artistas da cultura popular convidados. O festival, que começa às 17h, tem incentivo da Lei Paulo Gustavo.
 (Fotos: Ângelos Azuous)
Fotos: Ângelos Azuous
Este ano, a edição homenageará José Evangelista de Carvalho, conhecido como mestre Zé de Bibi, um dos grandes nomes da cultura popular pernambucana. Com mais de 80 anos de idade e mais de 70 anos de brincadeira, ele se destacou no Cavalo Marinho, fundando o grupo Tira-Teima em 1961, além de manter um Museu do Cavalo-Marinho e uma biblioteca comunitária em sua propriedade na zona rural da cidade. Por sua trajetória, recebeu em 2019 o título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.
 (Fotos: Ângelos Azuous)
Fotos: Ângelos Azuous
Em 2021, na primeira edição o festival foi transmitido pelo canal Quitérias Produtora no YouTube e realizado no Glória Country Club, em meio ao período pandêmico. Idealizado por Cida Lopes, mestra mamulengueira e produtora cultural, o evento nasceu com o objetivo ampliar a visibilidade dos artistas da cultura popular da Zona da Mata pernambucana. “O festival nasceu do sentimento de como artista da cultura popular ver os mestres e suas brincadeiras sendo celebradas como eles merecem, são eles os protagonistas, esse palco, esse terreiro do Festival é para celebrá-los”, explica Cida.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Grupo Diario de Pernambuco