 | |
Foto: Valerie Macon/AFP |
Devido aos focos de incêndio em Los Angeles, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou novo adiamento na divulgação dos indicados ao Oscar 2025. A data inicial do anúncio era 17 de janeiro, mas a situação crítica na cidade onde ocorre a cerimônia inviabilizou a votação de muitos dos membros, o que levou ao adiamento para o dia 19. Com a devastação do fogo ainda fora de controle, o dia 23 de janeiro foi anunciado como nova data, com o período de votação se estendendo até o dia 17.
Até o momento, a cerimônia segue marcada para o dia 2 de março, no Teatro Dolby, mas muito se especula na possibilidade da data ser também alterada em função da localização do espaço onde ocorre o evento. Muitas campanhas presenciais para os filmes, incluindo sessões especiais de Ainda Estou Aqui, foram adiadas.
OS INCÊNDIOS
Os primeiros focos do incêndio começaram na manhã do dia 7 de janeiro e já atingiu mais de 40 mil acres, com 24 mortos confirmados até agora (8 em Palisades e 16 em Eaton). As previsões de tempo atuais indicam que os ventos fortes nos próximos dias podem provocar o crescimento dos incêndios.
FERNANDA TORRES E AINDA ESTOU AQUI
O último grande acontecimento na campanha do filme de Walter Salles rumo às indicações ao Oscar foi a vitória expressiva no Festival de Cinema de Palm Springs, na California. O júri, composto pelo brasileiro Marcelo Janot, pela italiana Paolla Casella e pelo canadense Brian D. Johnson, elegeou Ainda Estou Aqui o Melhor Longa-Metragem.
Assim como outras premiações da temporada, esse resultado não influencia objetivamente nas indicações ao Oscar que, até segunda ordem, serão anunciadas no dia 23, mas, com esse tempo a mais para os membros colocarem seus votos, é mais uma grande vitrine para o longa protagonizado por Fernanda Torres, que alcançou o ponto mais alto de sua trajetória em toda a campanha com a vitória no Globo de Ouro de Melhor Atriz - Filme de Drama.