| |
Tibério Azul é um dos nomes mais aguardados entre as apresentações do 31º Janeiro de Grandes Espetáculos. Foto: Ivan Alecrim
|
Após um 2024 de grandes atividades que tornaram Recife ponto obrigatório de parada para diferentes expressões artísticas, este ano que acaba de começar cria desde já expectativas altas para a produção criativa multifacetada que promete tomar conta dos espaços culturais célebres da capital pernambucana – e das produções e projetos que finalmente ganham a luz do público.
A Oficina Ricardo Brennand, que recentemente abriu vários novos espaços de visitação, vai oferecer logo nos primeiros dias do ano a sua Colônia de Férias, oficinas e visitas mediadas. A partir deste sábado, dia 4, o projeto Ocupa Oficina traz o grupo Reisado Imperial do Recife para dar início à agenda, que se intensifica entre os dias 7 e 10 da programação de férias, com experimentações artísticas, trilhas ecológicas e brincadeiras voltadas para crianças de 7 a 12 anos.
O trabalho formativo segue forte também no Museu do Estado de Pernambuco em janeiro, com a Oficina das Cores, de Jéssica Martins (a partir do dia 9), a Oficina de Desenho e Pintura em Tela, de Marcondes (a partir do dia 16), e ainda atividade pós-visitação nas terças e quintas, a partir do dia 14, contendo pintura criativa, frotagem, isogravura, colagem e desenho – além das exposições contínuas em cartaz e abertas ao público, como a mostra 'Pernambuco, território e patrimônio de um povo' e 'O Casarão e a Cidade: usos e costumes'.
Homenageando os 50 anos do Grupo de Teatro Vivencial, um dos mais influentes da história de Pernambuco pelas suas diversas inovações artísticas, o 31º Janeiro de Grandes Espetáculos começa no dia 9 e a programação, que ocorre em dez teatros e na Sinagoga Kahal Zur Israel, abrange teatro, dança, circo e música, dando destaque a produções locais, nacionais e internacionais. Entre as apresentações aguardadas estão Tibério Azul, PC Silva, Almério, Martins, Estesia, Geraldo Maia, Igor de Carvalho, Afoxé Oxum Pandá, Irah Caldeira, Silvério Pessoa e Publius, entre outras atrações.
| |
Mãeana é destaque do projeto Ensaios de Carnaval, na Casa Estação da Luz. Foto: Otávio Roque
|
Já a Casa Estação da Luz, em Olinda, centro cultural e de lazer, começa o ano focado na expressividade do carnaval da cidade e sobretudo do sítio histórico, trazendo o projeto ‘Ensaios de Carnaval’ – no qual, durante todos os domingos de fevereiro, a partir do dia 2, sempre às 15 horas, o Maestro Spok recebe vários convidados especiais, entre eles: Mãeana, Juba, Ylana, Gisele Dias, Almério e Martins.
Falando em carnaval, o Paço do Frevo traz em 2025 uma proposta diferenciada e central na preservação do patrimônio imaterial da humanidade e símbolo de Pernambuco, mantendo todas as suas programações organizadas nos últimos anos, mas com um planejamento para que a infraestrutura do palácio seja revitalizada, com previsão de entrega do restauro do telhado do terceiro andar, além das melhorias na acústica e iluminação visando as apresentações dos artistas que tomam conta do lugar e pensando ainda em um nova exposição de longa duração com novas memórias do frevo, a qual deve ser inaugurada em breve.
Falando em frevo e folia, já foram anunciados pela Prefeitura do Recife vários nomes que estarão presentes na programação do maior evento de rua da cidade. Ney Matogrosso, Nação Zumbi, Gloria Groove, Raphaela Santos, BaianaSystem, Alceu, Elba Ramalho, Marron Brasileiro, Ferrugem, Pabllo Vittar, Pedro Sampaio e Spok estão entre as outras dezenas de artistas confirmados para a festa que, este ano, ocorre na primeira semana de março e traz como tema: “Carnaval do Recife. É Gente”.
| |
'O agente secreto', de Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura, é o filme pernambucano mais aguardado do ano. Foto: Brent Travers |
Já o cinema pernambucano traz grandes promessas à capital em 2025, com a grande expectativa para o lançamento de O agente secreto, filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura – listado como um dos mais esperados do ano em publicações estrangeiras. Festivais que mobilizaram o público em 2024, o Cine PE – Festival do Audiovisual e o Janela Internacional de Cinema preparam suas programações entre o Cineteatro do Parque e o Cinema São Luiz para receber novamente o público que vem retornando à tela grande, e a expectativa de ambos é de essa volta seja maior ainda – e definitiva.