| |
Divulgação |
Neste sábado (14), às 22h, a TV Senado lança um programa especial sobre a Confederação do Equador, narrando a história de quando, há 200 anos, Pernambuco se insurgiu contra a monarquia e estabeleceu um movimento que ganhou adesão de outras províncias, em um grito em favor de uma federação brasileira.
A ideia de trazer a Confederação do Equador à tona no cenário nacional surgiu no ano passado, por provocação da senadora Teresa Leitão, que conseguiu a criação de uma Comissão Temporária para celebrar o bicentenário do manifesto. Nesse sentido, o documentário Uma outra independência é uma das ações de reavivamento dessa história que deixou um legado valioso.
Uma outra independência é produzido pela TV Senado com direção de Jimi Figueiredo. Será exibido em dois episódios, sendo que o primeiro estreia neste sábado. O episódio Um herói sem rosto fala sobre o Frei Caneca, um dos líderes da Confederação.
Uma das entrevistadas no documentário, Teresa Leitão – presidente da Comissão dos 200 anos da Confederação do Equador do Senado - ressalta o aspecto contemporâneo do manifesto. “Nós discutimos ali uma coisa que a gente está debatendo agora, 200 anos depois: a organização federativa, o imposto como instrumento de superação das desigualdades”, afirma.
Focado no contexto que levou à revolta federativa dos pernambucanos há dois séculos, o documentário conta ainda com o depoimento das historiadoras Heloisa Starling, Lúcia Bastos e Isabel Lustosa e os dos historiadores Mário Helio Gomes e Cláudio Aguiar, além do depoimento do diplomata e historiador Gonçalo Mello Mourão.
O episódio 1 já está disponível no canal do YouTube do Senado: https://youtu.be/r6s_mdd6stg?si=yzm87CgS3HfOgaoJ. Na TV Senado, a estreia acontece no sábado às 22h, com reprise no domingo (15), no mesmo horário. O segundo episódio deve ser exibido somente no próximo semestre.