Chegando em sua 31ª edição com montagens de teatro, dança, circo e música, o Janeiro de Grandes Espetáculos vai trazer a dez teatros da cidade, além da Sinagoga Kahal Zur Israel, uma programação de mais de 90 atrações em 100 sessões, entre os dias 9 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025, abrindo tradicionalmente a janela cultural do ano.
Realizado pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), o evento homenageará este ano os 50 anos do grupo de teatro Vivencial, que surgiu em Olinda em 1974 e se tornou um dos mais influentes da história do estado pelas suas inovações artísticas, transgressões na apresentação das histórias e corpos silenciados e representatividade LGBTQIAPN+.
Pensada para reverenciar a trupe, portanto, o festival criou a Mostra Vivencial, um dos grandes destaques desta temporada, que apresenta sete espetáculos: entre eles, montagens locais, uma nacional e uma internacional, todas feitas da mesma subversão que era matéria-prima inequívoca das produções cênicas do Vivencial. Será lançado ainda, na abertura do Janeiro, o livro Pernalonga, uma sinfonia inacabada, do jornalista Márcio Bastos, que conta a história de um dos mais memoráveis atores do grupo.
| |
Divulgação |
Dos 93 espetáculos da programação deste Janeiro, 42 são de teatro adulto, 9 de teatro infantil, 20 de música, 19 de dança e 3 de circo. A estreia, dia 9 de janeiro, será musical. O solene palco do Teatro de Santa Isabel receberá a Orquestra Lunar e a Música Negra de Áurea Martins e Elízio de Búzios, do Rio de Janeiro, com a participação da embaixadora da cultura pernambucana, Lia de Itamaracá.
Já a Mostra Janeiro de Cenas Curtas ocupará o Teatro Barreto Júnior, nos dias 18 e 19 de janeiro, para assegurar palco e visibilidade para atores e autores estreantes da cidade. Serão apresentadas 15 cenas, cada uma com oito a doze minutos de duração e as mais diversas temáticas e estilos, da tragédia à comédia. Para os públicos e profissionais do teatro que quiserem sentar-se na plateia do futuro das artes cênicas recifenses, os ingressos custarão R$ 20 e 1 kg de alimento não perecível.
Entre as atrações musicais, estão confirmados PC Silva, Almério, Martins, Estesia, Geraldo Maia, Igor de Carvalho, Tibério Azul, Afoxé Oxum Pandá numa celebração aos 30 anos de carreira; Irah Caldeira cantando somente composições femininas; Silvério Pessoa e Publius em homenagem a Lô Borges e Beto Guedes.
| |
Divulgação |
A estreia do espetáculo ‘Senhora dos Nossos Sonhos’, nos dias 15 e 16 de janeiro, no Teatro Capiba, é um dos destaques da programação pernambucana, trazendo a história da médica revolucionária Nise da Silveira, que humanizou o tratamento de pessoas com doença mental no Brasil, aqui com dramaturgia e atuação de Ceronha Pontes. Destaca-se ainda, da programação de fora de Pernambuco, o monólogo ‘Quem está aí?’, texto de Shakespeare encenado pelo ator Thiago Lacerda, em sessões nos dias 30 e 31, além dos espetáculos ‘O alienista – Casa de loucos’, de Maceió, ‘Céu em si’, de Belo Horizonte, ‘Esquecidos por Deus, de Caaporã, e ‘A mulher que queria ser Micheliny Verunschk’, de Porto Alegre.
A atriz e produtora Paula de Renor, representante de todas as classes artísticas, é um dos nomes homenageados desta edição por seu trabalho de valorização e luta por direitos da classe artística pernambucana. Marcia Souto e André Campos também estão na lista de 2025, representando a política cultural, além de Bernard Peixoto, do Sistema Fecomércio Sesc/Senac Pernambuco; a vereadora, poeta, autora e militante cultural Cida Pedrosa; Guilherme Coelho, fundador do Vivencial (teatro); Mister Brynner (circo); o maestro da Banda Sinfônica do Recife, Nenéu Liberalquino (música); o bailarino e professor Alexandre Macedo (dança), e Maria do Céu, enquanto representante dos artistas e da causa LGBTQIAPN .
A programação completa, compra de ingressos, valores e informações sobre as oficinas que compõe a grade já estão disponíveis no site do Janeiro de Grandes Espetáculos.