Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

AGREMIAÇÕES

Pré-Réveillon do Paço do Frevo faz contagem regressiva no ritmo da cultura popular

Maestro Spok, Caboclinho 7 Flexas do Recife e Maracatu Estrela Brilhante estarão presentes a partir das 19h, nesta sexta (27)

Publicado em: 26/12/2024 10:08 | Atualizado em: 26/12/2024 10:55

 (Foto: Hugo Muniz)
Foto: Hugo Muniz
Nesta sexta-feira (27), a partir das 19h, o Paço do Frevo realiza a décima edição do 'Pré-Réveillon do Paço' com o Caboclinho 7 Flexas do Recife e o Maracatu Estrela Brilhante, de Nazaré da Mata, tomando conta das ruas, enquanto o palco é do Maestro Spok ao lado de seus convidados Cláudio Rabeca, Jota Michiles, Laís Senna e Neris Rodrigues. O acesso é gratuito.

Caboclinho 7 Flexas do Recife e o Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante começam saindo em desfile pela Rua do Bom Jesus e outra pela Rua da Guia. No palco armado em frente ao museu, chega o Maestro Spok, acompanhado da Orquestra do Arsenal e dos convidados. “Vai ser um show com encontro de manifestações culturais e surpresas sonoras, com trombone solando Frevo, rabeca solando Frevo. Um misto de gerações com força espiritual”, diz o maestro, referência da música instrumental brasileira, um dos grandes nomes que espalham o Frevo pelo mundo.

CABOCLINHO E MARACATU 
Fundado em 1971, na comunidade de Água Fria, zona norte, o Caboclinho 7 Flexas do Recife foi criado pelo Mestre Zé Alfaiate como pagamento de uma graça recebida pelo Caboclo 7 Flechas. No ritmo do baião, guerra, perré e macumba, a brincadeira traz as narrativas dos povos originários do Nordeste. Hoje dirigido por Paulinho 7 Flexas, filho de Mestre Zé, segue sua trajetória de resistência e luta para manter ativa a agremiação que é Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. 

O Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante é Ponto de Cultura de Pernambuco, localizado em Nazaré da Mata, Capital Estadual do Maracatu. Criação de Severino Luiz da França, o Trigueiro, que, em 2001, decidiu usar parte de sua indenização trabalhista para dar vida ao sonho. Ao lado de nomes como Mestre Barachinha, Siba Veloso e sob a presidência do músico Nailson Vieira, a Estrela Brilhante se tornou sinônimo de inovação e respeito às raízes. Comandada pelo Mestre Bi, traz à cena a força das tradições indígenas, africanas e europeias, em uma dança que é tanto ritual quanto espetáculo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Pesquisador do Ceasia/UFPE avalia a abertura da China para turistas estrangeiros
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Grupo Diario de Pernambuco