Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Escritora pernambucana Micheliny Verunschk é uma das vencedoras do Prêmio Oceanos 2024

Pela segunda vez na fase final, Verunschk superou concorrentes com o romance ''Caminhando com os Mortos''

Publicado em: 06/12/2024 17:35

Micheliny Verunschk iniciou como poetisa e depois enveredou nos romances (Foto: Renato Parada)
Micheliny Verunschk iniciou como poetisa e depois enveredou nos romances (Foto: Renato Parada)
A escritora Micheliny Verunschk, natural do Recife, foi a vencedora do Oceanos — Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa na categoria prosa, com seu livro Caminhando com os Mortos (Companhia das Letras). Considerada uma das principais vozes literárias contemporâneas do país, Verunschk superou quatro escritores, entre os quais dois são brasileiros. Os vencedores foram conhecidos nesta quinta-feira (05/12), durante cerimônia no auditório do Itaú Cultural, em São Paulo.

Micheliny chegou pela segunda vez à fase final do Oceanos. Em 2022, a escritora ficou em terceiro lugar com O som do rugido da onça, obra que também foi premiada na categoria “romance literário” do Prêmio Jabuti. 

Em Caminhando com os mortos, uma mulher é queimada viva em um ritual que busca purificá-la e “corrigi-la” para o bem, sob pretexto religioso. O leitor é convidado a juntar fragmentos e seguir pistas deixadas por outra mulher que tenta compreender e organizar essa narrativa trágica. O livro integra a Trilogia do Mato, que inclui O Som do Rugido da Onça.
 
Micheliny escreveu recentemente o terceiro volume, Depois do Trovão, que será lançado no próximo ano e vai explorar a Guerra dos Bárbaros – uma campanha genocida financiada pela coroa portuguesa, que encorajou os bandeirantes a cruzarem o sertão, de São Paulo ao Rio Grande do Norte, dizimando comunidades indígenas pelo caminho.

Autora de 13 livros, transita entre romances e poesias, da mesma forma que percorreu os diversos cantos de Pernambuco antes de chegar a São Paulo. Ela estreou como poetisa com Geografia Íntima do Deserto, finalista do Prêmio Portugal Telecom 2004. Após lançar mais três poemas, seu primeiro romance, intitulado Nossa Teresa - vida e morte de uma santa suicida, foi publicado em 2014.

Categoria poema
Uma colheita de silêncios, último livro de Nuno Júdice, foi o vencedor da categoria poema do Oceanos. A obra expressa a melancolia frente à passagem do tempo e a ternura em relação àquilo que é indelével: a memória. O poeta faleceu este ano, após o livro ter sido inscrito no Oceanos e distribuído entre os jurados que tinham a missão de avaliá-lo. Assim, por regulamento, Uma colheita de silêncios continuou a concorrer. Júdice é um dos poetas portugueses com maior reconhecimento internacional. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Pesquisador do Ceasia/UFPE avalia a abertura da China para turistas estrangeiros
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Grupo Diario de Pernambuco