Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EXPOSIÇÃO

CAIXA Cultural Recife apresenta fotos premiadas na exposição World Press Photo

Mostra reúne imagens de fotojornalistas de 25 países

Publicado em: 09/12/2024 18:15

 (À esquerda, foto de Gabriela Biló. À direita, foto Felipe Dana e Renata Brito.)
À esquerda, foto de Gabriela Biló. À direita, foto Felipe Dana e Renata Brito.
A partir desta quarta-feira (11) até 9 de fevereiro de 2025, a exposição itinerante World Press Photo 2024, que apresenta apresenta 129 fotografias vencedoras do 67º concurso anual, chega à CAIXA Cultural Recife. A mostra já passou pelo Rio de Janeiro e por São Paulo e exibe uma seleção do melhor do fotojornalismo e da fotografia documental mundial, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

O visitante terá a oportunidade de fazer um passeio pelo mundo com as fotos premiadas pela Fundação World Press Photo. As obras convidam o público a sair do ciclo das notícias diárias e a contemplar, de forma mais profunda, histórias proeminentes. Entre os temas destacados na edição de 2024 estão as guerras em Gaza e na Ucrânia, migração, família, demência e meio ambiente.

Este ano, o júri tomou a decisão de incluir, excepcionalmente, duas menções especiais na seleção. Quatro fotógrafos brasileiros estão entre os expositores. Para o brasileiro Raphael Dias e Silva, curador e gerente da exposição, a organização sempre busca expandir sua presença global. “É uma grande honra estar de novo no Brasil, justamente no ano em que o país conta, pela primeira vez, com quatro ganhadores, demonstrando o conhecimento internacional da qualidade do fotojornalismo brasileiro. Com o apoio da CAIXA Cultural, conseguimos trazer o país de volta para o circuito”, afirma.

As fotografias expostas foram selecionadas entre 61.062 inscrições de 3.851 fotógrafos de 130 países. São 24 projetos vencedores e seis menções honrosas, totalizando 33 fotógrafos de 25 países: Argentina, Austrália, Azerbaijão, Brasil, Canadá, China, República Democrática do Congo, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Irã, Japão, Myanmar, Palestina, Peru, Filipinas, África do Sul, Espanha, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos e Venezuela.

Para representar melhor uma pluralidade de perspectivas e vozes globais, a World Press Photo introduziu, em 2021, uma nova estratégia de premiação regional, dividindo os trabalhos pelos continentes onde foram produzidos. Este ano, o concurso premiou quatro categorias: Individual (fotografias individuais); Reportagem (4-10 fotografias); Projetos de Longo Prazo (24-30 fotografias); e Formato Aberto (projetos fotográficos que utilizam diversas mídias e técnicas narrativas).
 
Agraciada com uma menção honrosa por Insurreição, Gabriela Biló, fotógrafa radicada em Brasília, lança luz sobre os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023 e destaca a importância de defesa dos valores democráticos e a liberdade de imprensa no Brasil e no mundo.

Os brasileiros Felipe Dana e Renata Brito, premiados na categoria formato aberto, com À Deriva, contam a história de um barco vindo da Mauritânia, cheio de homens mortos, que foi encontrado na costa da ilha caribenha de Tobago. Quem eram esses homens e por que estavam do outro lado do Oceano Atlântico? Os jornalistas procuraram respostas, descobrindo uma história sobre migrantes da África Ocidental que buscam oportunidades na Europa.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Pesquisador do Ceasia/UFPE avalia a abertura da China para turistas estrangeiros
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Grupo Diario de Pernambuco