| |
Foto: AFROREC |
Neste sábado (16), a série audiovisual História de Preta, dirigida por Danielle Valentim, terá seu primeiro episódio exibido, em caráter especial do mês da Consciêcia Negra. Unindo trajetórias de mulheres negras em épocas distintas e abordando temas como identidade, resistência e o legado feminino negro para a sociedade.
O primeiro episódio entrelaça as histórias da atriz Neusa Borges e da rainha de Ndongo e de Matamba, a angolana Nzinga Mbandi (falecida em 1663), interpretada por Brenda Lígia. O programa, com 27 minutos de duração, será exibido, às 06h50, na Globo Nordeste. A diretora pernambucana Danielle Valentim participa do LANANI - Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para Audiovisual da Rede Globo de Televisão.
A obra está em fase de produção e sua primeira temporada terá quatro episódios. Em cada episódio, uma personalidade feminina negra da atualidade se encontra com uma mulher negra de outro tempo. Através da comunicação intuitiva entre as personagens, são apresentadas as biografias de cada uma delas.
| |
Foto: AFROREC |
“A série se propõe a elucidar trajetórias de mulheres negras únicas em suas particularidades que deixaram um legado para a sociedade, mas que não têm visibilidade no imaginário coletivo”, afirma a diretora Danielle Valentim, que assina o roteiro em parceria com Karla Fagundes e Rita Luna.
O projeto é uma realização da Maat Produções e tem incentivo da Prefeitura do Recife/Secretaria de Cultura do Recife por meio de edital da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, e do Governo de Pernambuco por meio de edital do Funcultura Audiovisual/Secretaria de Cultura de Pernambuco.