| |
Foto: Thalyta Tavares |
As múltiplas possibilidades de expressão do contemporâneo se encontram na 2ª Mostra Literatura em Movimento, que acontece no Recife de 27 a 29 de novembro, com oficinas, performances, batalhas de rap, bate-papos e lançamentos de livros. O evento, aberto ao público, contará com a presença de diversos artistas, como João Silvério Trevisan, Odailta Alves, Lia de Itamaracá e Micheliny Verunschk.
“A literatura tem se desenvolvido de várias formas, e o Sesc Pernambuco, por meio da sua rede de bibliotecas, está sempre atento para fomentar essas novas possibilidades de expressão, que serão celebradas nesta segunda edição da Mostra”, comemora Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE. A abertura será no Teatro Marco Camarotti, nesta quarta-feira (27), às 19h, com a performance "Errar é urbano", da poeta Tayná Lima. Em seguida, ela compartilha o espaço com a acreana Roberta Marisa na conferência "Literatura para apagar incêndios". O espetáculo Na Bagagem Poesia encerra a noite com histórias de saudade, amor e infância das atrizes em cena.
O grupo de choro do Sesc Santo Amaro inicia as atividades da quinta-feira (28), às 19h, seguido do diálogo "Entre letras, acordes e memórias, a literatura", que reunirá Micheliny Verunschk, Ezter Liu e Anita Presbítero. A noite terá homenagem a Lia de Itamaracá, patrimônio vivo de Pernambuco e presença confirmada, com o lançamento da biografia 'Lia de Itamaracá: o reinado da ciranda', escrita pela premiada poetisa e educadora Odailta Alves e ilustrado por Whittney de Araújo.
O último dia da mostra traz uma agenda intensa na sexta-feira (29), na Praça do Campo Santo, em frente à unidade. Por lá, passarão a DJ Davs, o Caboclinho 7 Flexas, Patrícia Naia com sua performance "Entre Ruas e Dengos", além das batalhas de Hip-Hop organizadas pela Batalha da Convenção e a presença do BiblioSesc. De noite, no Teatro Marco Camarotti, vão se apresentar Eron Villar e DJ Vibra, com o 'Se eu fosse Malcolm'. Esta é a única atividade paga do projeto, e vai acontecer no Teatro Marco Camarotti, às 19h (o ingresso custa a partir de R$ 30,00).
Logo após a encenação, às 20h, o teatro recebe 'Em nome do desejo', reunindo João Silvério Trevisan, referência nacional em literatura LGBTQIAPN+, e Luis Reis, professor do departamento de Teatro da UFPE. O diálogo contará com mediação de Igor Almeida. A programação completa, que inclui lançamento de livros e ações formativas, está disponível no www.sescpe.com.br e no Instagram @sescpe.
“As pessoas são inquietas, estão sempre em movimento, evoluindo, consequentemente, aquilo que elas produzem também. Assim é com a Literatura. Chegamos à segunda edição da mostra tentando dar conta das problemáticas que orbitam esse cotidiano: as heranças indígenas nas artes, os problemas de gênero na literatura, o lugar da poesia em contextos e ambientes cada vez mais digitalizados, entre tantas outras demandas que se fazem presentes na vida”, explica Samantha Lima, professora de artes no Sesc Santo Amaro.