| |
Foto: Divulgação |
Abrindo espaço para reflexões sobre a memória coletiva, ancestralidades culturais e legados festivos da cidade, a mostra 'No Manifesto das Ruas, Sou Meu Carnaval', que traz 24 trabalhos em diferentes técnicas de pintura, das artistas Micaela Almeida e Paz Brandão, fica em cartaz até dia 1º de dezembro na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, casa 52, bairro de São José.
A exposição celebra e rende homenagem às 12 modalidades de agremiações culturais populares e carnavalescas pernambucanas e suas representatividades, como maracatu, clube de frevo, escola de samba, caboclinho e boi, vistas na perspectiva da arte urbana, a partir de obras inéditas das artistas visuais Micaela Almeida e Paz Brandão.
“A costura das narrativas ancestrais com abordagens do agora cria um lugar de encontro, com intenção de enfatizar a magia dessas expressões populares, este elo entre passado e o presente enriquece a compreensão da herança dessas linguagens culturais, especialmente das manifestações dos povos originários e da cultura negra”, diz Thaes Arruda, que assina a curadoria e expografia da mostra, que pode ser visitada até o domingo, das 10h às 16h.
A exposição, viabilizada com recursos do Funcultura, edital de fomento do Governo de Pernambuco, conta ainda com site-galeria (www.manifestocarnaval.com.br), onde estão expostos todos os trabalhos. Além do site, a exposição deixará outros legados para a cidade: oito das 24 obras penduradas nas paredes da Casa do Carnaval serão doadas para espaços culturais pernambucanos. As demais estão à venda, também na internet. As obras ganharão versões no formato lambe-lambe para serem expostas nas ruas e muros do cotidiano da cidade.
Visita mediada - Para garantir a acessibilidade da exposição, democratizando a comoção e a fruição cultural, será oferecida uma visita mediada por intérpretes de Libras, na próxima sexta-feira (29).