| |
Divulgação |
Nesta sexta-feira (22), Dia do Músico, o artista pernambucano João Pernambuco (1883-1947), primeiro compositor a escrever para violão solo no Brasil e autor do hino sertanejo 'Luar do Sertão', será celebrado com o lançamento do projeto audiovisual 'João Pernambuco - Coração do Violão', homenagem da cantora mineira Glaucia Nasser. O filme-espetáculo chega ao Youtube às 18h e, às 19h30, no Recife, cidade onde o sertanejo de Bebedouro de Jatobá se fez ferreiro de profissão e violonista por vocação, acontecerá um grande carnaval de rua para reverenciar o chamado "Poeta do Violão".
Em frente ao Paço do Frevo, o Bloco da Saudade e a Orquestra do Maestro Oséas saudarão a primeira aparição do boneco gigante de João Pernambuco, calunga encomendado por Glaucia ao mestre Camarão, bonequeiro de Olinda. Haveá ainda um pocket-show do projeto com Glaucia Nasser cantando o pernambucano acompanhada pelos músicos Paulo Dafilin (violão), Cezzinha (sanfona) e Luidinho (sopro), enquanto trechos do audiovisual serão projetados em um grande telão.
As homenagens culminam com a apresentação do espetáculo "João Pernambuco - Coração do Violão" em 6 de abril de 2025, no Theatro Municipal de São Paulo, onde o músico se apresentou há mais de um século.
"João Pernambuco é um dos grandes representantes dessa continental cultura nacional e uma inspiração para todos nós. Este projeto me toma o corpo, a alma, o espírito. Faz a gente se sentir verdadeiramente brasileiro. É ir à raiz do Brasil e dizer a todos nós o tamanho da nossa grandeza", reflete Glaucia Nasser, cantora, compositora e narradora da riqueza cultural do País.
O espetáculo “João Pernambuco - Coração do Violão" (teaser aqui) foi gravado em maio deste ano no histórico Teatro de Santa Isabel. Nele, Nasser abraça a música de João e do Nordeste, dando vez e voz ao cancioneiro composto pelo artista, assim como aos que o inspiraram e aos que por ele foram influenciados.
O projeto tem direção musical e arranjos assinados por Paulo Dafilin, direção artística de Julio Cesarini e realização do Instituto de Arte Popular João Pernambuco com coprodução da Fundação Brasil Meu Amor, chega ao Youtube integra projeto que inclui o EP homônimo lançado pela cantora (ouça aqui), além de um documentário gerado a partir de uma expedição que buscou redescobrir o brasileiro que driblou analfabetismo e falta de recursos, migrou do solo seco e da cultura fértil do sertão para se consagrar na posteridade artística nacional como o “Poeta do Violão”.