Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TEATRO

Espetáculo 'Comediano: A comédia do cotidiano' traz o humor do dia a dia ao Recife

Peça de humor tem quatro atores interpretando mais de 20 personagens em cinco situações/histórias distintas

Publicado em: 19/11/2024 06:00 | Atualizado em: 18/11/2024 15:59

 (Espetáculo ocorre no Teatro RioMar às 20h. Os ingressos custam R$ 40,00. Foto: Luciano Rundrox)
Espetáculo ocorre no Teatro RioMar às 20h. Os ingressos custam R$ 40,00. Foto: Luciano Rundrox
Retornando com vivacidade e gargalhadas após uma década, o premiado espetáculo 'Comediano: A comédia do cotidiano' toma conta do Teatro RioMar Recife a partir das 20 horas, explorando o lado hilariante do simples e mundano que compõe a realidade da maioria do povo brasileiro. Quatro atores, Flávio Andradde, Filipe Enndrio, Toninho Miranda e Múcio Eduardo, dão vida a mais de 20 personagens no total da peça, sem qualquer adição ao elenco, e injetam humor afiado e ao mesmo tempo muito leve a temáticas conhecidas de toda a plateia, promovendo ainda um olhar crítico e reflexivo sobre perspectivas de mundo.

A peça é dividida em cinco esquetes e os quatro atores fazem todos os múltiplos personagens dentro de cada uma das situações propostas: um programa de televisão, um hospital público, uma paixão entre dois amigos, um alistamento militar e um motorista de ônibus revoltado com sua rotina. Com um figurino-base e várias trocas de adereços que caracterizam as mudanças rápidas de personagem, o espetáculo opera em uma estrutura de movimentos dinâmicos em que os atores podem explorar toda a sua versatilidade em cena. Projeções de vídeos, luzes e trilhas sonoras buscam aumentar ainda mais a identificação com as histórias.

A ideia surgiu há 15 anos a partir de conversas de Múcio Eduardo, responsável pelo texto e pela direção, com Toninho Miranda. O interesse era explorar um humor do dia a dia que eles sentiam estar em falta com esse retrato honesto e direto. "É como se a pessoa que está na plateia estivesse vendo algo engraçado do seu cotidiano ali na sua frente. A nossa ideia é fazer como Molière (encenador francês) fazia séculos atrás para falar de relações humanas e os costumes da sua época através das farsas, que eram apresentadas depois da tragédia para dar um contraste e retratar situações cotidianas que as pessoas tinham receio de falar", explicou Múcio em entrevista ao Viver. "Eu creio que o sucesso do espetáculo se deve sobretudo ao talento dos atores e o fato de que ele agrada tanto as pessoas mais instruídas quanto as que não tem toda essa instrução, já que abraça desde o humor mais físico à piada sofisticada".

"Voltar a fazer ‘Comediano’ depois desse hiato é incrível e também um desafio. Acredito que nós temos uma vivência hoje muito maior e entendemos mais de humor do que na época, quando estávamos ainda iniciando nossas carreiras e tratando tudo de modo bastante intuitivo. Agora temos maior consciência diante dos assuntos retratados pelo espetáculo, o que tende a fazer um resultado ainda mais rico e gostoso do que no passado", destacou ainda o ator Filipe Enndrio.

"É um retrato perfeito dessa rotina de todos nós. Mostra aquilo pelo que passamos sem que paremos para notar, já que nossa vida vai nos levando para situações que às vezes passam batido. A gente pega o ônibus para ir ao trabalho todos os dias, por exemplo, mas dificilmente nos colocamos no lugar do motorista, que está ali todos os dias fazendo aquilo várias vezes. E o humor da peça funciona justamente para que a gente inverta algumas dessas perspectivas para refletir a partir do riso", comentou Flávio Andradde, pernambucano que tem se destacado na cena da comédia stand-up.

"A gente busca a reflexão através do ato de rir de si mesmo. Queremos que as pessoas passem por essa experiência leve e divertida, mas que retornem para suas vidas pensando sobre suas existências e suas funções como cidadãos", afirmou Toninho Miranda, que, além de atuar, assina também direção de arte, figurinos e texto. "A escolha de uma roupa base e de caracterizações que vão mudando é muito assertiva para essas composições em cena, que são, no fim, uma grande comunicação entre nós quatro e o público. Estamos muito felizes em estar de voltam", completou.
TAGS: comediano | humor | teatro | riomar |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Pesquisador do Ceasia/UFPE avalia a abertura da China para turistas estrangeiros
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Grupo Diario de Pernambuco