O ator e produtor teatral Hemerson Moura e a atriz Nelma Barros apresentarão, nos dias 13 e 14 de novembro, o espetáculo O Marido Domado nas comunidades do Curado I (Associação dos Moradores do Curado I) e Cajueiro Seco (Quadra do CRAS). Esta comédia envolvente é uma adaptação de um texto do mestre Ariano Suassuna, que celebra a rica tradição do teatro de mamulengo da região. Além disso, a montagem presta uma homenagem à primeira-dama do teatro pernambucano, Geninha da Rosa Borges, que recebeu a peça com carinho do próprio autor.
A peça utiliza o humor e a linguagem popular do teatro de mamulengo para abordar a violência doméstica, uma questão latente em Pernambuco e no Brasil, trazendo esta reflexão no mês de conscientização sobre o enfrentamento internacional da violência contra a mulher. Sob a direção de Quiercles Santana, Hemerson Moura e Nelma Barros interpretam os mamulengueiros Cheiroso e Cheirosa, que dão vida aos personagens Marieta e Vicentão. Os figurinos, assinados por Alcio Soares Lins, exploram a estética dos mamulengos e o imaginário popular, transformando o palco em um espetáculo vibrante de cores e histórias. A sonoplastia ao vivo é responsabilidade do grupo Forrozão Rabecart, que promete embalar o público com ritmos que evocam a cultura pernambucana.
O Marido Domado é um projeto realizado pela Lei Complementar nº 195 de 2022 (Lei Paulo Gustavo), promovido pelo município de Jaboatão dos Guararapes.
Celebração
Nascido em Caicó (RN) e criado em Jaboatão dos Guararapes, Hemerson Moura despertou seu interesse pelas artes cênicas aos 10 anos, inspirado pelas chamadas televisivas da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém. Aos 19 anos, ingressou na Companhia de Artes Vozes Latinas, grupo de teatro amador local. Nos anos 2000, integrou o projeto social ARTEVIVA, promovido pela Prefeitura do Recife, onde aprimorou seu conhecimento em teatro. Posteriormente, Hemerson desenvolveu suas técnicas de atuação na Escola Municipal de Arte João Pernambuco e no SESC/PE.
Em 2003, ele se profissionalizou como ator e, no mesmo ano, foi premiado como ator revelação no Festival de Esquetes do Recife, realizado pelo SATED-PE. Entre 2016 e 2024, passou a integrar o Coletivo Ditirambos, onde atuou como produtor, ator e assistente de direção. Agora, comemorando 20 anos de carreira, Hemerson celebra sua trajetória ao revisitar O Marido Domado, o primeiro texto que encenou, na cidade que o acolheu e onde construiu sua carreira no teatro.
Entrada Gratuita. Para mais informações: 81 99756.6696