| |
Foto: Flávia Hiroki |
De 20 a 24 de novembro, o espetáculo infantil 'Hoje, Godot Não Vem!', da Cia Caravan Maschera Teatro, chega à CAIXA Cultural Recife trazendo a linguagem do teatro de bonecos para tratar de duas crianças no deserto que passam a refletir sobre o ato da espera e do tornar-se adulto. Baseada no texto 'Esperando Godot', clássico do escritor irlandês Samuel Beckett, a montagem cria uma atmosfera enigmática e existencialista em que nove bonecos construídos para a narrativa e dois deles representam as crianças (com falas), dando forma aos seus anseios relacionados à solidão, mortalidade e autoaceitação.
“Durante a pandemia de Covid-19, a ideia da espera transmudou todos os indivíduos do planeta para sempre. Isso aumentou a nossa vontade de falar sobre o fato de que ‘as gaiolas estão em todos os lugares, mas nem sempre se pode ver até onde as grades alcançam’. Afinal, no período de confinamento, todos ficamos ansiosos pela liberdade”, conta o diretor e autor da adaptação, Leonardo Garcia Gonçalves.
No espetáculo Hoje, Godot Não Vem!, a Cia Caravan Maschera estabeleceu uma relação entre a espera pelo crescer de forma correta e a expectativa de virar adulto e ser independente. O coletivo adicionou a essa ansiedade a pressão dos próprios pais e mães, projetando suas angústias e desassossegos na tentativa de controlar as escolhas e as decisões das crianças.
Todas essas aflições são trazidas para a cena de maneira lúdica. Por cerca de uma hora, adultos e crianças mergulham em um mundo regido mais pela subjetividade, e menos pela lógica. Um momento para dar vazão à intuição e à livre interpretação – grandes criadoras de sentidos.
Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia) e começam a ser vendidos no dia 14, ao meio-dia, através do site da CAIXA Cultural.