| |
'Arca de Noé', 'Ainda estou aqui' e 'Operação Natal', da esquerda para a direita. Divulgação |
Nesta quinta-feira (7), finalmente chega aos cinemas um dos lançamentos nacionais mais aguardados dos últimos anos: Ainda estou aqui, dirigido por Walter Salles (Central do Brasil) e protagonizado por Fernanda Torres. Escolhido como representante do Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2025 de melhor filme internacional, construindo uma narrativa para conquistar outras nomeações, esta adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva conta a história da própria família do autor, cujo pai, Rubens Paiva, foi levado por agentes do regime militar e por eles desaparecido. Contado pelo ponto de vista de Eunice Paiva, a esposa, o drama vem comovendo plateias de vários festivais desde sua estreia em Veneza, onde venceu o prêmio de melhor roteiro. Na capital pernambucana, o longa foi exibido como parte da programação do XV Janela Internacional de Cinema do Recife.
A animação brasileira Arca de Noé é outro destaque desta semana. Dirigida por Sérgio Machado e Alois Di Leo e trazendo um elenco estelar no trabalho de dublagem (Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Alice Braga), a história é baseada na obra de Vinicius de Moraes e conta a história dos ratos boêmios Tom e Vini, que descobrem que o mundo está prestes a passar por um dilúvio e apenas casais de animais conseguirão se salvar, tentando, portanto, entrar na arca de Noé e sobreviver aos outros bichos, como o ganancioso e autoritário leão. Já vendido para mais de 70 países, o longa infantil é descrito como a maior animação feita na produção nacional.
Outra produção nacional chegando aos cinemas, Madame Durocher, dirigido por Dida Andrade e Andradina Azevedo, é uma trama baseada em fatos que trata de uma jovem órfã que luta contra o preconceito para se tornar a primeira mulher parteira reconhecida pela Academia Imperial de Medicina. O filme traz no elenco Marie Joseé Croze, Sandra Coverlone e Jeanne Boudier.
Entra em cartaz ainda a comédia de ação Operação Natal, dirigida por Jake Kasdan e com Dwayne Johnson, Chris Evans e Kiernan Shipka nos papeis principais. Na trama, depois que o Papai Noel (codinome: Das Neves) é sequestrado, o chefe de segurança do Polo Norte se reúne ao mais infame caçador de recompensas do mundo na missão de salvar o Natal.
Já no terror, a estreia da semana é o filme Não solte, dirigido por Alexandre Aja (Viagem maldita, Predadores assassinos) e com Hally Berry no papel de uma mãe que tenta proteger seus filhos gêmeos em uma casa no meio do mato, presos a cordas, enquanto um mal toma conta do mundo. Os filhos, porém, começam a questionar a existência desse mal, o que desencadeia uma brutal luta por sobrevivência.
VARILUX
Chegando a sua 15ª edição, o Festival Varilux de Cinema Francês começa nesta quinta (7) e segue até o dia 20 de novembro, em mais de 60 cidades do Brasil, 110 salas, comerciais e independentes, e trazendo 19 filmes inéditos no país, com obras apresentadas nos principais festivais internacionais. Este ano a programação homenageia o ator Alain Delon, ícone do cinema francês, que morreu em agosto. Entre os filmes, estão A favorita do rei, de Maïwenn, com Johnny Depp, e O segundo ato, de Quentin Dupieux, que abriram o Festival de Cannes em 2023 e 2024, respectivamente.