Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Pianista Luis Felipe Oliveira leva música clássica a cinco cidades de Pernambuco

'Um Piano por Pernambuco', projeto itinerante de sensibilização musical, começa dia 1º de novembro no Recife, segue por Vitória de Santo Antão, Caruaru, Arcoverde e Triunfo

Publicado em: 28/10/2024 13:55

 (Foto: Hannah Carvalho)
Foto: Hannah Carvalho
Com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, a iniciativa itinerante 'Um Piano por Pernambuco', turnê do pianista Luis Felipe Oliveira, chega a cinco cidades do estado durante o mês de novembro, com recitais gratuitos da capital ao Sertão. O projeto começa no Recife no dia 1º de novembro, na ETE de Criatividade Musical, na Boa Vista, seguindo para Vitória de Santo Antão (dia 8, Teatro Silogeu), Caruaru (dia 12, Teatro Rui Limeira Rosal), Arcoverde (dia 13, Teatro Geraldo Barros) e Triunfo (dia 14, Convento São Boa Ventura). Masterclass e concerto-aula também estão na programação das cidades visitadas.

"Quando levamos a um município um trabalho artístico diferente do que comumente lá é praticado, proporcionamos o enriquecimento cultural da cidade e da população. Parte do público estará vendo um piano pela primeira vez. Como aconteceu comigo aos 15 anos, é possível que isso transforme uma vida, com crianças e adultos despertando o interesse pelo instrumento após esse encontro”, destaca o músico. “Quero mostrar que o piano é um instrumento muito bonito quando visto de perto."

Natural de Gravatá, Luis Felipe teve seu primeiro contato com o piano durante a passagem do 'Festival Virtuosi' pela sua cidade, em 2012, quando viu pela primeira vez um piano e um concerto de música clássica. Começou então a estudar sozinho pela internet e fez amizade com o gerente de um hotel do município, que o convidou a tocar para os hóspedes nos fins de semana - nos demais dias, o instrumento ficava liberado para o garoto treinar.

Hoje, aos 27 anos, premiado dentro e fora do País (e por diversas edições, atração daquele 'Festival Virtuosi' que transformou sua vida), é ele quem leva o piano para encantar novas pessoas. Inspirado por projetos como 'Um Piano pela Estrada' (de Arthur Moreira Lima) e 'Piano Brasil' (de Miguel Proença), que oferecem concertos por diversas regiões do Brasil, o pianista pernambucano busca agora proporcionar uma experiência similar ao público pernambucano. 

O repertório de 'Um Piano por Pernambuco' traz a riqueza e a diversidade da música clássica através de composições de Liszt, Chopin, Villa-Lobos e do pernambucano Dierson Torres, de quem será executada a peça ‘Seis Variações sobre o Hino de Pernambuco’, escrita pelo compositor a pedido de Luis Felipe - e ao pianista gravataense dedicada. Com duração de 50 minutos, o programa propõe uma viagem pelos primórdios do repertório pianístico do romantismo do século 19, passando pelo nacionalismo brasileiro no século 20 e chegando até o século 21 com um compositor pernambucano vivo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Pesquisador do Ceasia/UFPE avalia a abertura da China para turistas estrangeiros
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Deputado brasileiro   E possivel o Brasil ser uma China da America Latina
Grupo Diario de Pernambuco