Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FERRAMENTA

Conheça 5 dicas para iniciar sua jornada como desenvolvedor de jogos usando a GameMaker

Desenvolvedores independentes começaram do zero e agora compartilham algumas dicas sobre como usar uma das ferramentas mais versáteis do mercado, disponível no Opera GX

Publicado em: 31/10/2024 16:23 | Atualizado em: 31/10/2024 17:15

 (Divulgação)
Divulgação

 

Todo gamer já sonhou em deixar o controle de lado e se tornar o criador de suas próprias aventuras. No entanto, a tarefa de assumir o papel de desenvolvedor de jogos pode ser assustadora para quem nunca tentou. É onde a GameMaker entra.

 

O Opera GX, o navegador para jogadores, e a GameMaker oferecem a desenvolvedores iniciantes uma ferramenta fácil de utilizar, tornando intuitivo e mais acessível dar o próximo passo em direção a este objetivo. Um ótimo exemplo do que é possível atingir na plataforma é Gabriel Gonçalves, também conhecido como Gagonfe.

 

Gagonfe, um desenvolvedor de jogos brasileiro de 23 anos, já conta com muitos jogos de sucesso em seu portfólio — seis dos quais você pode encontrar no GX.Games, loja virtual disponível através do Opera GX. Assim como outros jogadores que se tornaram desenvolvedores, Gagonfe começou do zero, acreditando que seria difícil se especializar na área (spoiler: não foi). Abaixo você pode conferir algumas dicas que Gagonfe compartilhou para começar a aprender e se divertir ao longo do caminho.

 

Baixar GameMaker

 

A GameMaker é uma engine de jogos completamente grátis, que oferece tutoriais gratuitos, assets e a opção de publicar jogos em todas as plataformas, usando o mesmo código de programação. Baixe aqui e experimente você mesmo.

 

"A GameMaker é surpreendentemente simples para começar, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento de programação", diz Gagonfe.

 

Não tenha medo

 

Se jogadores —ou iniciantes em geral— acreditam que criar jogos é uma ciência espacial, eles estão errados. Com a GameMaker eles podem desenvolver seus próprios jogos sem qualquer experiência e sem qualquer formação acadêmica, o que não significa que não terão que aprender uma ou duas coisas ao longo do caminho, é claro — falaremos mais sobre isso mais tarde.

 

"Eu sou o exemplo vivo disso. Não tenho especialização e aqui estou, dando dicas sobre desenvolvimento de jogos. Não é incrível?!", afirma.

 

 (Divulgação)
Divulgação

 

Sem pressão

 

Com a GameMaker, aprender a criar videogames pode ser divertido. No entanto, se o objetivo for ganhar dinheiro rápido, a frustração surgirá. Iniciantes precisam ir com calma, aproveitar o caminho que tem pela frente e em breve estarão lançando seus primeiros jogos. Um passo de cada vez.

 

"Para começar, eu não estava tentando viver do desenvolvimento de jogos. Mas como era divertido, eu nunca parei e então se tornou realidade. Sinto que ficaria frustrado rapidamente se esse fosse meu objetivo desde o início, porque não é algo que vem tão naturalmente. Novamente, é um processo muito longo e se você só conseguir pensar no objetivo final, não será capaz de superar os pequenos obstáculos que estão logo à sua frente", conta o desenvolvedor.

 

Seja disciplinado

 

Algumas pessoas têm meia hora no dia para aprender, outras um dia inteiro. A GameMaker oferece tutoriais que permitirão aos iniciantes produzir seu primeiro jogo em apenas 15 minutos, mas a verdadeira chave para o sucesso é a perseverança. 

 

"Então você realmente tem que analisar sua situação e ver o que funciona melhor para você e, acima de tudo, ter disciplina para se manter firme, passo a passo, porque o desenvolvimento de jogos é uma jornada que nunca termina", diz Gagonfe.

 

Nunca pare de aprender

 

Como dissemos antes, com a GameMaker não há necessidade de um diploma acadêmico para criar jogos, mas para ficar bom é preciso se preparar para aprender sozinho e continuar aprimorando suas habilidades o tempo todo. 

 

"Você terá que estudar muito. Há muitas coisas para aprender no desenvolvimento de jogos, do marketing à localização, do comportamento dos inimigos ao ambiente, das entradas aos menus, da interface do usuário à jogabilidade. Portanto, perseverança, aprender e estudar são fatores chave para se tornar um bom desenvolvedor de jogos, dia após dia" finaliza.

 

O que vem a seguir para Gagonfe?

 

Entre os lançamentos da Gagonfe você encontra Doomed to Hell, Colourfor Recolor e Archaeogem, disponíveis na loja GX.Games.

 

Depois de criar entre 15 e 20 jogos em apenas alguns anos, Gagonfe não tem intenção de parar. Ele acabou de anunciar seu próximo jogo, Rocket Rats, e já está trabalhando em algo especial para o próximo ano. Se você quiser saber mais sobre o desenvolvedor, fique à vontade para visitar seu site.

 

Sobre o GameMaker 

 

GameMaker é uma engine de jogos multiplataforma mais rápida e amigável. GameMaker permite que artistas e criadores criem jogos dentro de uma única base de código e publiquem nativamente em várias plataformas, incluindo Android, iOS, HTML5, PlayStation, Xbox, Nintendo Switch, Windows Desktop, macOS e Ubuntu. GameMaker foi baixado mais de 12 milhões de vezes. A equipe por trás disso está sediada em Dundee, na Escócia. GameMaker foi adquirida pela Opera em janeiro de 2021. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Pesquisador do Ceasia/UFPE avalia a abertura da China para turistas estrangeiros
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Grupo Diario de Pernambuco