Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

DIA DAS CRIANÇAS

Confira obras com protagonistas mirins para celebrar o Dia das Crianças

Viver celebra a data uma seleção especial, de clássicos a lançamentos, que capturam a magia da infância através de personagens infantis, em livros, filmes e séries

Publicado em: 12/10/2024 06:00

Anne de Green Gables ganhou adaptação da Netflix (Foto: Divulgação/Netflix)
Anne de Green Gables ganhou adaptação da Netflix (Foto: Divulgação/Netflix)
Quem nunca sonhou em voltar à infância, aquela fase mágica onde a imaginação não tinha limites e o mundo se desdobrava em infinitas possibilidades? Essa saudade que nos acompanha ao longo da vida é alimentada por protagonistas infantis como da Turma da Mônica, o Menino Maluquinho e Anne Shirley, que evocam memórias preciosas de tempos mais simples. Entretanto, a infância não se resume à diversão; é também um período de grandes aprendizados e transformações, como mostram as histórias de E.T. - O Extraterrestre e Stranger Things. Neste Dia das Crianças, o Viver apresenta um compilado de obras da literatura, TV e cinema que revelam o mundo pela lente pura e honesta da infância. 

Turma da Mônica
Das primeiras tirinhas do Bidu e do Franjinha, em 1959, até a vasta galeria atual de 500 personagens, o universo de Maurício de Sousa continua a encantar e ensinar gerações de crianças e adolescentes. As histórias, que começaram nos jornais, migraram para os gibis e também invadiram a TV e o cinema, com os filmes Turma da Mônica: Laços (2019) e Turma da Mônica: Lições (2021), além da série Turma da Mônica Origens, que revela o início da amizade entre Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Milena. A produção da Globoplay estreia na íntegra em 24 de outubro.

Menino Maluquinho 
Assim como a turminha de Maurício de Sousa, Menino Maluquinho, de Ziraldo, também captura a essência da infância com suas travessuras e imaginação sem limites. O clássico personagem, sempre com seu chapéu de panela, capa e espada de madeira, simboliza o espírito de uma criança que vê o extraordinário no cotidiano. Foram vendidos mais de 4 milhões de exemplares do livro, que também inspirou adaptações para a TV, teatro e cinema. Mais recentemente, em 2022, Um Menino Maluquinho ganhou uma versão animada na Netflix, lançada no Dia das Crianças.

Anne de Green Gables
Lançado em 1908, o livro Anne de Green Gables é um marco da literatura infantil, apresentando a irreverente Anne Shirley e suas aventuras em Green Gables. A obra já inspirou várias adaptações ao longo dos anos, e uma delas, a série Anne with an E, lançada em 2017 pela Netflix, oferece uma releitura moderna, explorando de maneira mais profunda temas como aceitação, identidade e os conflitos do crescimento.

Stranger Things
Desde sua estreia em 2016, Stranger Things conquistou o mundo ao misturar ficção científica, terror e a nostalgia dos anos 80. A série segue as aventuras de um grupo de crianças enfrentando forças sobrenaturais na cidade de Hawkins, enquanto lidam com os desafios da adolescência. O público se conectou especialmente com Eleven, interpretada por Millie Bobby Brown, que, além de lutar contra forças sobrenaturais, embarcou em uma jornada de autoconhecimento. Esses aprendizados serão essenciais para sua luta final na última temporada, prevista para 2025.

E.T. - O Extraterrestre 
E.T - O Extraterrestre (1982) é um clássico incontestável do cinema e uma excelente escolha para o Dia das Crianças. A trama acompanha Elliott, um menino de 8 anos que, com a ajuda de seus irmãos, decide abrigar um alienígena em segredo. A amizade que surge entre eles é pura e genuína, mas é posta à prova quando a saúde de E.T. começa a se deteriorar.  O filme, disponível na Amazon Prime, emociona ao explorar temas como amizade, perda e o amadurecimento infantil.

Matilda
Publicado por Roald Dahl em 1988, Matilda conta a história de uma menina superinteligente e com poderes telecinéticos que enfrenta a cruel diretora Trunchbull. O livro se tornou um clássico infantil e, em 1996, chegou aos cinemas por Danny DeVito, com Mara Wilson no papel principal. Até hoje, o filme é reverenciado e está disponível para os assinantes da Netflix, que também podem conferir Matilda: O Musical, uma versão adaptada da aclamada produção da Broadway, com novas canções e uma perspectiva renovada da história.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Pesquisador do Ceasia/UFPE avalia a abertura da China para turistas estrangeiros
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Deputado brasileiro   E possivel o Brasil ser uma China da America Latina
Grupo Diario de Pernambuco