Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Sexta-feira 13: confira as dicas de filmes do diretor de 'Recife Assombrado'

Cineasta Adriano Portela compartilha com o Viver filmes que lhe inspiraram a contar suas próprias histórias de terror

Publicado em: 13/09/2024 16:00 | Atualizado em: 13/09/2024 17:34

 (Divulgação/'Sexta-feira 13' (1980))
Divulgação/'Sexta-feira 13' (1980)
Em mais uma sexta-feira 13, dia que carrega áurea antiga de superstições e acontecimentos inexplicáveis, o diretor pernambucano Adriano Portela, de Recife assombrado - filme de 2019 que ganhará sequência prevista para 2025, além de série, com previsão também para o próximo ano.
 
"Esses filmes são muito importantes para o impacto que causam esteticamente e psicologicamente, e depois porque se tornam referências para o trabalho no campo do terror. Tudo isso fica como material rico na hora da minha criação, inspiração e mão na massa", afirmou Adriano ao Viver.
 
"No meu caso, com Recife assombrado, quero primeiro de tudo  mostrar a minha cidade. O Recife tem muita história e riqueza cultural para contar, e essa parte sobrenatural faz parte do repertório da metrópole. Então junto o útil ao agradável, o gosto pelo terror e a paixão pela diversidade do Recife. E o processo vem dando certo. Nunca em Pernambuco foi construída uma franquia. Recife Assombrado hoje têm filmes, série, livros e peça de teatro", concluiu.
 
Especialista no gênero terror, o cineasta listou quatro produções de destaque para escolher na noite de hoje entre as principais plataformas de streaming.

Sexta-feira 13 (1980, Sean S. Cunningan) - Max

No filme que popularizou a data, um grupo de amigos em um acampamento de verão no bosque de Crystal Lake é surpreendido por um assassino brutal, Jason - personagem popular da cultura pop que viria a protagonizar uma série de vários filmes. 

O exorcista (1973, William Friedkin) - Prime Video e Max

Adaptado da obra homônima escrita por William Peter Blatty, que ganhou o Oscar pela sua adaptação do roteiro para o cinema, este clássico do cinema conta a história de uma menina de 12 anos, em Washington, possuída por um demônio ancestral, enquanto sua mãe, uma famosa atriz, se desespera cada vez mais com a situação e resolve chamar um padre para executar o ritual de exorcismo.

Halloween: A noite do terror (1978, John Carpenter) - Prime Video e Paramount+

O clássico slasher de John Carpenter, que também gerou uma saga de vários filmes até hoje, trouxe o terror para os subúrbios americanos com o vilão Michael Myers, que, neste primeiro filme da franquia, escapa do sanatório de Smith's Grove e ataca jovens na noite de Halloween. 

Hereditário (2018, Ari Aster) - Netflix e Max

Neste jovem cult-clássico do horror, uma família é mergulhada no luto e nas trevas após a morte da matriarca, o que desencadeia uma série de desastres e acontecimentos inexplicáveis. Conhecido por uma cena de acidente que chocou os espectadores na ocasião do lançamento, este filme é aclamado desde então como um dos melhores exemplares do gênero do cinema contemporâneo.
 
TAMBÉM NOS CINEMAS
Entrou em exibição na última quinta (12), uma outra opção de terror para ver na tela grande, o remake Não fale o mal, dirigido por James Watkins e protagonizado por James McAvoy. Na trama, uma família americana conhece um casal inglês extrovertido e aceita o convite de passar alguns dias em sua casa de campo, onde o clima se torna a cada momento mais perturbador. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Deputado brasileiro   E possivel o Brasil ser uma China da America Latina
Para Luciana Santos, reindustrialização brasileira necessita do apoio da China
Wellington Dias: Brasil coopera com a China para criar aliança global contra fome e pobreza no G20
Grupo Diario de Pernambuco