| |
Foto: Danilo Galvão |
A Boi Galeria, a única de arte contemporânea em atividade no interior de Pernambuco, chega ao Rio de Janeiro nesta semana para participar de uma das maiores feiras de artes da América Latina, a ArtRio. A galeria caruaruense leva a exposição o eixo virou seta para o programa Brasil Contemporâneo do evento, realizado entre os dias 25 e 29 de Setembro na Marina da Glória, no pavilhão MAR BC10.
A exposição, que teve sua primeira edição realizada na ArtPE 2024, sintetiza bem as bases da Boi Galeria, nascida em 2021 como um anexo da Bienal do Barro, carregando em seu cast artistas que vivem e desenvolvem obras a partir de dissidências de gênero, raça, sexualidade, idade e geografia, além de estabelecer diálogos entre a Arte Popular e a Arte Contemporânea, abraçando jovens e veteranos criadores, assim como novos players do mercado.
A chegada da exposição na ArtRio 2024 marca bem as ambições da galeria de provocar as estruturas do circuito tradicional das artes visuais, desafiando as lógicas dos centros hegemônicos dela, seja os das capitais ou, como neste momento, do eixo sul-sudeste, mostrando a força do interior. O eixo virou seta conta com obras dos pernambucanos Abiniel Nascimento e Ratinho, além da paraibana Rafael Chavez.
"A galeria vem crescendo, conquistando a credibilidade de colecionadores, ativando um novo campo de ação no mercado onde formação e venda andam juntos. Com um forte time de artistas entre eles Caetano Costa, Misty Queiroz, Thalyta Monteiro, Chico Dantas e Yuri Bruscky, inaugura sua participação na ArtRio com obras inéditas de três jovens artistas nordestinos que despontam no cenário nacional, como flechas diaspóricas, afirmando que no arco da Boi, o alvo é outro", afirma Carlos Mélo, diretor da Boi Galeria.
Após a ArtRio, a Boi Galeria já tem mais uma parada certa. A Bienal do Barro, uma das principais mostras de arte contemporânea de Pernambuco, da qual a galeria nasce enquanto um anexo, está com sua edição 2025 confirmada em Caruaru, com mais detalhes a serem divulgados em breve.