Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

SARAU DAS ARTES

Sarau das Artes celebra 15 anos com nova edição neste domingo

Evento é considerado um dos maiores encontros de artistas e linguagens culturais em Pernambuco

Publicado em: 20/08/2024 06:00 | Atualizado em: 20/08/2024 11:12

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A etimologia de "sarau" remete ao francês "soirée", que significa "noite". O termo foi adaptado para o português e passou a designar um evento onde um grupo se reúne à noite para apreciar ou realizar atividades culturais, como música, poesia, teatro ou debates. No entanto, esse conceito é um tanto limitado para descrever as iniciativas do Sarau das Artes, evento criado pelo Grupo João Teimoso e conhecido como "Encontro de Guerrilha Cultural", que ilustra melhor seu papel na defesa da cultura pernambucana, apesar da escassez de patrocínios.

No próximo domingo (25), o Sarau das Artes completa sua 241ª edição e celebra 15 anos de trajetória. Foram realizadas mais de 4.400 apresentações para promover artistas em diversas linguagens e permitir a troca de experiências entre novos talentos e consagrados. "Queríamos que o evento tivesse longevidade, mas superou todas as nossas expectativas, especialmente na superação dos obstáculos enfrentados para realizá-lo sem recursos, mas com a adesão de tantas pessoas maravilhosas ao nosso projeto de Guerrilha Cultural", festeja o diretor Oséas Borba Neto, que comanda o Grupo de Teatro João Teimoso há 23 anos.

O Sarau iniciou suas atividades quinzenalmente no bairro do Pina, aos sábados à noite, nos fundos do Bar Kibe Lanches. Foi um sucesso de público com o lançamento do seu primeiro calendário anual e a participação no 19º Janeiro de Grandes Espetáculos, onde esteve na grade em todas as edições até 2018. Ao longo dos anos, deixou sua marca em diversos espaços como Rua do Hospício, Teatro Apolo, Torre Malakoff, e Bar Burburinho. Em 2020, se reinventou com edições virtuais durante a pandemia e foi contemplado na Lei Aldir Blanc, o que permitiu realizar três edições com 30 atrações e pagamento de cachês. Agora, retorna ao Teatro Apolo para comemorar seus 15 anos com 30 apresentações gratuitas.

“O Sarau das Artes foi criado como parte da nossa Guerrilha Cultural, com o objetivo de difundir as artes, formar plateias e promover a confraternização artística. A proposta original se manteve, mas o evento, que começou de forma intimista nos fundos de um barzinho, cresceu e se transformou em um grande e consolidado evento artístico", destaca Oséas. O Grupo João Teimoso, além de realizar o Sarau das Artes, fundou o Circuito Pernambucano de Saraus, que integra também o Sarau da Gente de Jaboatão e o Sarau da Casa das Mulheres Cordelistas de Petrolina, com a meta de ampliar a participação em outros eventos.

Oséas lamenta a falta de incentivos por parte das autoridades. "Não recebemos nenhum apoio financeiro, mesmo após um ano e meio realizando o evento mensalmente na Rua da Guia, onde também enfrentamos toda a burocracia para obter licenças e alvarás para eventos de rua. O maior apoio que tivemos foi privado, vindo de alguns locais que nos acolheram. No recente edital da Lei Paulo Gustavo, apesar de nossa trajetória, ficamos na suplência. Ainda assim, mantemos a esperança de que, aos poucos, isso mude e que possamos conquistar novos espaços e parcerias”.

Em depoimentos divulgados nas redes sociais do Sarau, artistas ressaltaram a importância do evento para suas carreiras e na cultura pernambucana. "Deram voz e nos permitiram continuar existindo em uma cena recifense e pernambucana que frequentemente tenta apagar e silenciar artistas como nós. O Sarau das Artes possibilita a disseminação de arte, cultura e a luta pelo direito dos artistas”, declara a multiartista e poetisa Gah Barros. “Falar do Sarau das Artes é falar de resistência, persistência, resiliência e de uma militância incansável, que traz benefícios muitas vezes incalculáveis”, pontua o músico, poeta e ator Tony Borba.

A edição comemorativa de 15 anos do Sarau será realizada de forma gratuita no Teatro Apolo, situado na Rua do Apolo, 121, no Bairro do Recife. Neste domingo, o evento contará com cerca de 30 atrações artísticas, incluindo música, teatro, circo, dança, palhaçaria, performance e poesia. “Vamos apresentar uma amostra abrangente do que é o Sarau das Artes em toda a sua plenitude, destacando por que somos hoje um dos maiores eventos em termos de número em Pernambuco”, promete Oséas. 

Serviço:
SARAU AS ARTES 
Data: 25 de agosto (domingo)
Hora: 15h
Local: Teatro Apolo, Rua do Apolo 121, Bairro do Recife
Entrada gratuita
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Deputado brasileiro   E possivel o Brasil ser uma China da America Latina
Para Luciana Santos, reindustrialização brasileira necessita do apoio da China
Wellington Dias: Brasil coopera com a China para criar aliança global contra fome e pobreza no G20
Grupo Diario de Pernambuco