| |
Foto: Caroline Fabre |
As margens do rio Capibaribe serão palco da primeira edição do Festival Digaí, dia 17 de agosto, a partir das 16h, no Capibar. Ao longo de 12 horas de festa, o evento reunirá atrações de diferentes estilos musicais, como Charlie Dégaine (FRA), que idealizou o projeto junto ao produtor Vinícius Carvalho; Orquestra de Bolso, banda Breggae e os DJs Sangue no Olho, Babilônia e Sidade, além das participações da drag queen Condessa Cabalista e dos bailarinos Ranessa Laranjeiras e Wanderley Aires.
O espaço será ambientado para o Digaí e contará com serviços como flash tattoo da Casa Fauno, estande de livros da Titivillus e opções de alimentação. Com o objetivo de celebrar a cultura e a natureza, o festival não fará uso de plástico e promoverá ações junto à ONG Recapibaribe.
Idealizado para reunir públicos diversos, valorizando a inclusão, o Digaí chega com o compromisso de criar conexões entre artistas, públicos e comunidades. A presença de Charlie Dégaine é uma síntese dessa proposta. De origem francesa, Charlie, que é um artista não binário, viveu por quase uma década no Recife e, na cidade, se descobriu e desenvolveu como artista, estabelecendo uma profunda relação com outros criativos de Pernambuco.
“O Digaí nasce de um encontro com Charlie que combina com um novo momento de carreira de ambos. O que seria um show de lançamento, virou um lugar, Digaí. Estimulou a criatividade, comunhão com artistas e agentes culturais. Curadoria, qualidade técnica e estética, contrapartida social e provocação política”, explica Vinícius Carvalho, produtor recifense que tem no currículo produção executiva do Show do Bita, Direção do FIG e centenas de shows de artistas como Milton Nascimento, Nação Zumbi e Casuarina.