Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PROGRAMAÇÃO

Livro 'Assombrações do Recife Velho' é tema da visita deste domingo (25) na Fundação Gilberto Freyre

'Domingo Aberto' deste mês conta com programação gratuita para crianças e visitação guiada à Casa-Museu

Publicado em: 23/08/2024 10:00 | Atualizado em: 23/08/2024 10:25

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A Fundação Gilberto Freyre abre as portas neste domingo (25) para mais uma edição do projeto Domingo Aberto, com início às 9h30 e trazendo uma programação para todas as idades, com atividades ao ar livre e visitação mediada à Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre. Como nas edições anteriores, smpre no último domingo de cada mês, a visitação pelo museu terá um tema único e a exposição de parte do acervo que costuma ficar restrito a pesquisadores. Desta vez, o público vai poder conhecer mais do universo 'assustador' do icônico livro de Gilberto Freyre 'Assombrações do Recife Velho'.

Uma das obras mais populares e conhecidas do escritor, a publicação reúne 27 histórias que relatam casos assombrosos ocorridos na primeira metade do século 20 nas ruas da capital pernambucana. Fantasmas, visitas do além-mundo e outros causos são contados pela narrativa única do sociólogo. “Os visitantes terão a oportunidade de conhecer detalhes sobre a origem da ideia do livro, publicado pela primeira vez em 1955, o processo de desenvolvimento da obra e todas as edições publicadas até o momento, além de conferir algumas das adaptações realizadas”, destaca a diretora-executiva da Fundação Gilberto Freyre, Jamille Barbosa.

A partir do tema 'Assombrações do Recife Velho', a visitação deste domingo será composta por uma exposição da primeira edição da obra, ilustrada por Lula Cardoso Ayres, e documentos ligados ao livro. “Não poderíamos falar deste livro sem destacar a importância da contribuição de Lula Cardoso Ayres. Amigo e parceiro de Gilberto desde os anos 1930, Lula produziu desenhos exclusivos para a primeira edição do livro, num esforço criativo para transmitir, através das imagens, os mistérios que permeiam a história do Recife e que despertam o interesse de gerações”, ressalta Jamille Barbosa.
 
PÚBLICO INFANTIL 
Às 9h30 ocorre a exploração no sítio ecológico, quando as crianças poderão entrar em contato com a natureza e conhecer mais da flora local. Esta atividade é dividida em duas: Bracelete Ecológico, recomendada para crianças de 3 a 7 anos, e Trilha e Arte com Folhas, para crianças de 7 a 10 anos.

Em seguida, às 10h30, haverá duas oficinas: Confecção de Mudas, recomendada para crianças de 3 a 7 anos, e Fantoche de Varetas, para crianças com idade a partir de 5 anos. Todas as atividades são gratuitas, mas, pela manhã, necessitam de inscrições prévias (pelo link https://forms.gle/2yUzst4rxhzeNDZ86, também disponível na bio do Instagram @fundacao.gilbertofreyre).
 
Durante a tarde, o momento será de contação de histórias com a 'Hora do conto e adivinhações', com Liane Silva, às 14h30, e de uma sessão inédita do 'Era Uma Vez… Cineclubinho', às 15h30. Serão exibidos episódios da série 'Além da lenda' com um bate-papo mediado pela escritora mirim Gabih Florêncio.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Deputado brasileiro   E possivel o Brasil ser uma China da America Latina
Para Luciana Santos, reindustrialização brasileira necessita do apoio da China
Wellington Dias: Brasil coopera com a China para criar aliança global contra fome e pobreza no G20
Grupo Diario de Pernambuco