| |
Divulgação |
A partir da próxima segunda-feira (26), as escolas públicas da rede estadual de Pernambuco localizadas na Zona da Mata vão vivenciar um projeto dedicado à cultura afro-brasileira presente na região. A iniciativa, realizada por meio de aulas-espetáculo, levará para a sala de aula debates e reflexões sobre as tradições do maracatu rural, Patrimônio Cultural do Brasil e um dos símbolos mais fortes da identidade pernambucana.
O primeiro encontro ocorrerá às 14h30, na segunda-feira (26), na Escola de Referência em Ensino Médio Maciel Monteiro, localizada na rua Bom Jesus, SN - bairro do Centro, Nazaré da Mata. Na ocasião, os alunos irão aprender sobre elementos que compõem a brincadeira, religiosidade, versos e métricas, além de poder interagir com os principais personagens do maracatu de baque solto, como a catita, caboclo de lança e mestre de maracatu.
“Estou muito orgulhoso de poder levar este projeto de interdisciplinaridade, que mistura história, arte, cultura, religião, literatura e ciência para dentro da escola. Será um rico momento para que os brincantes, alunos e professores possam promover a troca de ideias e a cooperação mútua” antecipou André de Lica, mestre de maracatu, idealizador e coordenador do projeto. “ É uma oportunidade única para que os jovens conheçam e se apropriem das nossas culturas que fazem parte do tecido social do nosso Brasil. Afinal, ao fomentar esta ação, estamos dando um grande passo para incentivar as futuras gerações para que continuem a preservar e a celebrar a rica herança afro-brasileira”, finalizou.
Em setembro o projeto será realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Don Vieira (Nazaré da Mata). Para finalizar a agenda, em outubro, quem recebe o projeto é a Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte (UPE), localizada em Nazaré da Mata. Para saber mais, acesse www.instagram.com/andre_de_lica.