| |
Foto: Fabiano Alves |
Neste domingo (4), o Carnaval de Zé Puluca, que concentra a maior quantidade de bonecos gigantes e reúne multidões há 11 anos no município de Bom Conselho, no Agreste, vai chega ao Paço do Frevo. A concentração acontece a partir das 15h, e às 16h, com um cortejo que sairá pelas ruas do bairro. O evento acontece como parte integrante da gravação de um documentário curta-metragem Zé Puluca, o Gigante de Bom Conselho, já iniciado desde o dia 29.
Comandada pela Orquestra Paranampuká, com participação especial do Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, a festa receberá patrimônios vivos, agremiações históricas e artistas. Entre os nomes confirmados, Elefante de Olinda, Cariri Olindense, Vassourinhas de Olinda, Lenhadores de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos, Bloco Minhoca%u0303o de Olinda, Companhia Brasil Por Dança, André Rio e os Maestro Rinaldo Dias, Ademir Araújo e Pedro Mangabeira, além do Mestre Galo Preto, Fernando Zacarias, Manoelzinho Salustiano, Camarão dos Bonecos e Ferreirinha do Frevo.
O projeto é uma idealização do produtor cultural Carlos Alberto, que pesquisou sobre o músico, maestro e compositor Zé Puluca nesses 11 anos de história. O documentário Zé Puluca, o Gigante de Bom Conselho é dirigido pelo roteirista e diretor de arte André Rio, com produção executiva de Margareth Alvarez e Elisângela Nascimento. O projeto conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco e Governo Federal.
ZÉ PELUCA
O músico, maestro e compositor José Duarte Tenório, conhecido popularmente como Zé Puluca nasceu em Bom Conselho e tem um trabalho consagrado no meio artístico, sendo autor de mais de 200 composições entre frevos, marchas, fox-trot, samba, boleros, melodias juninas e canções religiosas. Sua formação cultural traz o Frevo como sua principal bandeira, acompanhada de figuras alusivas da cultura nativista bomconselhense, em forma de bonecos gigantes. Estandartes, passistas de frevo e alegorias adornam todo esplendor do espetáculo chamado Carnaval de Zé Puluca. A festa tem como patrono o saudoso escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.