Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Marcelo Gomes recebe homenagem do Canal Brasil

Cineasta pernambucano de 'Cinema, aspirinas e urubus' e 'Paloma' também fala sobre seu novo projeto no Cinejornal que antecede as exibições

Publicado em: 29/07/2024 13:34

 (Divulgação)
Divulgação
Nesta quinta (1º), a partir das 20h40, o Canal Brasil abre espaço em sua programação para exibir a Sessão Especial Marcelo Gome, exibindo quatro filmes: Sertão de acrílico azul piscina, Viajo porque preciso, volto porque te amo, Cinema, aspirinas e urubus e Era uma vez eu, Verônica. O diretor pernambucano, roteirista e consultor artístico tem mais de 20 anos de carreira e mais de 12 filmes e séries lançados. No Cinejornal que antecede as exibições, Marcelo Gomes reforça as relações contrastantes e a memória, características muito presentes em suas obras. Gomes também fala sobre o longa-metragem Retrato de um Certo Oriente", previsto para estrear este ano nos cinemas. 

“O filme trabalha com o fluxo de consciência o tempo inteiro, pois no livro, cada capítulo é um personagem, o que foi um desafio narrativo. Além disso, o longa retrata a chegada dos libaneses na região amazônica no início dos anos 1950. Esse encontro de culturas e estar no lugar do outro me interessam muito”, conta o diretor. 

Gomes também fala sobre a série spin-off de seu premiado filme Paloma, com previsão de estreia no Canal Brasil para 2025. “É a continuidade da vida de Paloma, aonde ela vai viver outros obstáculos e começa com a carreira de militante ao entrar na política como uma defensora das mulheres trans do agreste, mas também vai ter muito humor, amor e afeto”, diz Marcelo. A série terá quatro episódios.

A Sessão Especial Marcelo Gomes encerra com o longa-metragem Era uma vez eu, Verônica, à 0h20. Ao se formar em Medicina, Verônica (Hermila Guedes) inicia sua vida profissional, mas começa a se sentir exausta e questiona suas escolhas desabafando em um gravador de voz.

Sessão Especial Marcelo Gomes
Horário: Quinta, 01/08, a partir das 20h40

Cinejornal com Marcelo Gomes
Horário: Quinta, 01/08, às 20h40

Sertão de acrílico azul piscina (2004) (26’)
Horário: Quinta, 01/08, às 21h
Classificação: 12 anos
Direção: Marcelo Gomes e Karim Aïnouz
Sinopse: Uma viagem como filme, um filme como devaneio pelo sertão brasileiro. Lugares remotos revelam tradições e costumes de uma paisagem brasileira que é ao mesmo tempo primitiva e contemporânea, regional e globalizada. O road movie que deu origem ao longa Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo.

Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009) (75’)
Horário:  Quinta, 01/08, às 21h30
Classificação: 14 anos
Direção: Marcelo Gomes e Karim Aïnouz
Sinopse: Um geólogo é enviado a uma região isolada no nordeste do Brasil para inspecionar fontes de água, mas ele começa a sentir uma sensação de abandono e solidão.

Cinema, aspirinas e urubus (2005) (99’)
Horário: Quinta, 01/08, às 22h40
Classificação: 14 anos
Direção: Marcelo Gomes
Sinopse: Em 1942, no sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para vender um remédio “milagroso”. Cruzando as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, que marcará suas vidas para sempre.

Era uma vez, eu, Verônica (2012) (109’)
Horário:  Quinta, 01/08, à 0h20
Classificação: 16 anos
Direção: Marcelo Gomes
Sinopse: Recém-formada em medicina, Verônica atravessa um momento crucial em sua vida e questiona sua escolha profissional, seus laços afetivos e sua capacidade de lidar com a vida nova.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Deputado brasileiro   E possivel o Brasil ser uma China da America Latina
Para Luciana Santos, reindustrialização brasileira necessita do apoio da China
Wellington Dias: Brasil coopera com a China para criar aliança global contra fome e pobreza no G20
Grupo Diario de Pernambuco