| |
'O sequestro do papa', 'Greice' e 'Hora do massacre', da esquerda para a direita. Divulgação |
Vencedor do prêmio de melhor filme do 13º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, Greice, dirigido e escrito por Leonardo Mouramateus, finalmente chega ao circuito comercial nesta quinta (18). Protagonizado por Amandyra, a comédia conta a história de uma jovem estudante de artes de Fortaleza que faz faculdade em Lisboa e, por conta de um acidente envolvendo um quadro caríssimo, é suspensa e decide voltar ao Brasil sem que sua mãe ou familiares fiquem sabendo. Através de uma narrativa imprevisível que brinca com diferentes versões de uma mesma história, Greice é ao mesmo tempo um filme de personagens marcantes, com uma musa ambígua no centro de tudo, e um projeto de humor voltado para a brincadeira e o senso de humor joviais.
Também em cartaz, o terror Hora do massacre, de François Simard, conta a história de um grupo de ativistas jovens que decidem fazer uma declaração ambiental vandalizando uma loja mas acabam ficando presos e sendo perseguidos por um segurança ensandecido. O filme é dirigido pelo trio Anouk Whissell, François Simard e Yoann-Karl Whissell, que descrevem o filme como uma "distorção nas regras do terror".
O sequestro do papa, novo filme de Marco Bellocchio (De punhos cerrados e O traidor), também estreia hoje, contando a história de um jovem judeu que vivia na Bolonha e, em 1858, após ser batizado secretamente, foi tirado da sua família à força para ser criado como católico. O ator Enea Sala interpreta o personagem principal e o longa tem sido elogiado pela crítica estrangeira desde sua estreia no Festival de Cannes de 2023, chegando aos cinemas brasileiros mais de um ano depois.
Entra em cartaz ainda o drama Divertimento, dirigido por Marie-Castille Mention-Schaar, sobre duas irmãs gêmeas durante a década de 1990, na França, que sonham em ser regente de orquestra e violoncelista, respectivamente, o que as leva a tentar criar a sua própria orquestra, com o nome que dá título ao filme.