| |
Divulgação |
Mais um grande momento para o cinema brasileiro este ano: Ainda estou aqui, de Walter Salles, foi selecionado para a competição oficial do 81º Festival de Cinema de Veneza, sendo a terceira vez que o cineasta participa do Festival, onde esteve em 2001 acompanhando a estreia de Abril despedaçado e em 2009 recebeu o prêmio Robert Bresson pelo conjunto da sua obra.
Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello e com participação especial de Fernanda Montenegro e grande elenco, “Ainda Estou Aqui” é, como “Central do Brasil”, uma coprodução entre Brasil e França. O roteiro assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, sobre a história de sua família, que começa no início dos anos 1970, quando um ato de violência muda a história deles para sempre.
O trabalho é o primeiro filme original Globoplay e promove o reencontro entre Fernanda Torres e Walter Salles depois de Terra estrangeira e O primeiro dia. Na última parte do filme, Eunice é interpretada por Fernanda Montenegro, que volta a trabalhar com Walter Salles 26 anos depois de Central do Brasil, que ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o Globo de Ouro de melhor longa estrangeiro e o BAFTA de melhor filme em língua não inglesa.
O elenco principal de Ainda estou aqui reúne nomes como Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Guilherme Silveira e Cora Ramalho, como os filhos na primeira fase do filme, e Olivia Torres, Antonio Saboia, Marjorie Estiano, Maria Manoella e Gabriela Carneiro da Cunha integram a família no segundo moment.
Confira os filmes que fazem parte da competição principal:
The room next door (Pedro Almodóvar)
Campo di battaglia (Gianni Amelio)
Leurs enfants après eux (Ludovic & Zoran Boukherma)
The brutalist (Brady Corbet)
Jouer avec le feu (Delphine & Muriel Coulin)
Vermiglio (Maura Delpero)
Iddu (Fabio Grassadonia & Antonio Piazza)
Queer (Luca Guadagnino)
Love (Dag Johan Haugerud)
April (Dea Kulumbegashvili)
The order (Justin Kurzel)
Maria (Pablo Larraín)
Trois amies (Emmanuel Mouret)
Kill the jockey (Luis Ortega)
Coringa: Delírio a dois (Todd Phillips)
Babygirl (Halina Reijn)
Diva futura (Giulia Louise Steigerwalt)
Harvest (Athina Rachel Tsangari)
Youth (Wang Bing)
Stranger eyes (Yeo Siew Hua)