Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LANÇAMENTO

"Tempos Idos e Vividos"

Uma obra que traz ao público o legado do professor e historiador pernambucano Aluizio Franco Moreira

Publicado em: 06/06/2024 22:21 | Atualizado em: 06/06/2024 22:22

Livro será lançado na Livraria Jaqueira, na unidade do Bairro do Recife (foto: Divulgação )
Livro será lançado na Livraria Jaqueira, na unidade do Bairro do Recife (foto: Divulgação )

No próximo  domingo, 9 de junho, a partir das 17h, os jornalistas Pedro Ivo Bernardes e Aluizio Franco Moreira Filho comandam o lançamento do livro póstumo "Tempos Idos e Vividos", de autoria do professor, pesquisador e historiador Aluizio Franco Moreira, pai da dupla e das irmãs Mariana e Raissa Moreira.

 

A obra é uma crônica vívida dos acontecimentos políticos e sociais que marcaram a vida de Aluizio, incluindo suas experiências durante a Ditadura Militar no Brasil, quando chegou a ser preso.

 

Mesclando memórias e poesias escritas na época, a publicação representa não apenas um testemunho histórico, mas também um legado de coragem e coerência ética, mantendo-se fiel aos princípios democráticos e sociais que Aluizio defendeu ao longo de sua vida.

 

Aluizio Franco Moreira deixou um impacto significativo no campo da História, atuando como professor em diversas instituições de ensino, incluindo a Universidade Federal da Paraíba, a Universidade Católica de Pernambuco, Faculdade de Formação de Professores de Goiana e Faculdade Salesiana. Como pesquisador prolífico, ele contribuiu com inúmeros artigos e ensaios sobre as lutas sociais em Pernambuco, destacando-se seu trabalho sobre a Greve de 1917 e a história do General Abreu e Lima, capítulo integrante do livro “Recife: que história é essa”, publicado pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife em 1987.

 

Sobre o autor, a acadêmica Maria do Carmo Barbosa de Melo, destaca: "É uma obra que resultou da ousadia recriadora de um homem que, apesar das pressões e persuasões, conseguiu manter sua coerência de princípios e ética."

 

O cientista político e professor universitário Michel Zaidan Filho, amigo de longa data do autor, acrescenta: "Acho que a verdadeira escola de Aluizio Moreira foi a vida, desde o período da adolescência e da militância estudantil".

 

Aluizio Franco Moreira, mestre em História do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco, deixou um legado duradouro não apenas como educador, mas como uma voz incansável na luta por uma sociedade mais justa e democrática.

 

"Tempos Idos e Vividos" é uma obra que ressoará não apenas entre os historiadores e acadêmicos, mas entre todos os leitores que buscam compreender o passado para iluminar o presente.

 

 

Serviço 

 

Lançamento do livros "Tempos idos e vividos"

 

Local: Livraria Jaqueira (Recife Antigo)

 

Data: Domingo (09/06), a partir das 17h

 

Entrada gratuita

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Últimas

últimas

Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado

Últimas notícias

últimas notícias

Grupo Diario de Pernambuco