Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

Orquestra Criança Cidadã inicia temporada de concertos nesta quinta-feira

Em performance inundada de obras clássicas, Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã retorna amanhã às apresentações oficiais

Publicado em: 01/05/2024 06:15 | Atualizado em: 01/05/2024 10:44

 (Crédito: Mike Torres/Ascom OCC)
Crédito: Mike Torres/Ascom OCC

De volta ao circuito de espetáculos, a Orquestra Sinfônica Criança Jovem Cidadã está pronta para a reestreia que realiza nesta quinta-feira (02/05), às 20h, no Teatro Santa Isabel. Com a regência do maestro José Renato Accioly, o grupo de 74 jovens se preparou nos últimos dois meses para o primeiro concerto oficial da temporada de 2024, que terá um repertório composto por obras de Mozart, Beethoven e Villa-Lobos. A distribuição de ingressos ao público será realizada uma hora antes da apresentação na bilheteria do teatro.

 

O concerto segue uma estrutura tríplice, composta por uma peça de abertura, uma sinfonia e um concerto para solista. No caso da peça de abertura, será apresentado o Prelúdio de Bachianas Brasileiras nº 4 de Villa-Lobos. A Sinfonia n° 5 de Beethoven, obra que empregou o flautim e o contrafagote pela primeira vez na música sinfônica, e consolidou o uso dos trombones, está programada na sequência. José Renato Accioly, regente titular da Orquestra, destaca a influência da composição. “É de extrema importância não apenas para a história da música clássica, mas também para a formação dos jovens. É essencial que eles passem por essa experiência de tocar uma obra tão significativa”.

 

O "Concerto para clarinete em lá maior" de Mozart (1756-1791), que é composto por três movimentos, é especialmente relevante para os clarinetistas devido aos seus trechos individuais. Jamylle Karolayne, ex-aluna e monitora da Orquestra, assume a responsabilidade pela segunda vez em sua estreia no Teatro Santa Isabel. “Todos os clarinetistas sonham em tocar esse concerto. Isso é fruto de um trabalho que faço há anos”, enaltece a jovem.  Aos 21 anos, ela é a única mulher no Recife a realizar a performance do concerto de Mozart.

 

Há 12 anos na Orquestra, Jamylle trilhou uma jornada que inspira os colegas. Na visão do maestro, os jovens instrumentistas estão no caminho certo. “Está sendo muito interessante ver o amadurecimento técnico e artístico-musical dos estudantes da Orquestra Sinfônica Jovem. A gente fica muito feliz que, pouco a pouco, vai colocando um tijolinho a mais na construção de um conjunto orquestral que é tão complexo”, celebra.

 

Atualmente, a Orquestra Criança Cidadã atende gratuitamente a 400 jovens na Região Metropolitana do Recife - 250 no Coque, 120 no Ipojuca e 30 em Igarassu. Embora mantenha o nome, o projeto não se limita apenas a crianças e foi expandido para incluir jovens com idades entre 7 e 21 anos. Os alunos matriculados recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, percussão, além de teoria e percepção musical, solfejo, flauta doce e canto coral. A Orquestra também garante a profissionalização por meio da Escola de Formação de Luthier e Archetier (EFLA), onde é ensinada a arte da construção e reparo dos instrumentos de cordas e seus respectivos arcos.

 

Segundo Accioly, a principal exigência para integrar a Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã é a habilidade. “A progressão na orquestra é determinada pelo rápido aprimoramento e pelo alcance de níveis técnicos e musicais avançados. Portanto, crianças que ingressam aos sete anos têm a oportunidade de avançar para a Orquestra à medida que desenvolvem suas habilidades”. A admissão de novos alunos na Orquestra e na EFLA, caso haja vagas disponíveis, ocorre através de um processo seletivo anunciado em edital, disponibilizado nos sites das respectivas instituições e divulgado em suas redes sociais.

 

A Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã já tem data marcada para o segundo concerto oficial da temporada: 18 de julho, também no Teatro Santa Isabel, em homenagem aos 80 anos da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. O calendário completo está disponível online, no site da Orquestra. Sediado nas instalações do 7° Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro, o projeto é realizado com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e realização da Funarte e do Governo Federal.

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco