Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FESTIVAL PERNAMBUCO MEU PAÍS

Governo prorroga inscrições para o edital do Festival Pernambuco Meu País

Artistas poderão participar da convocatória nacional, com inscrições disponíveis por meio do Mapa Cultural de Pernambuco

Publicado em: 15/05/2024 14:44 | Atualizado em: 15/05/2024 14:59

 (Crrédito: Divulgação/PCR)
Crrédito: Divulgação/PCR
As inscrições para o edital do Festival Pernambuco Meu País, promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe), serão prorrogadas para a próxima segunda-feira (20/05), encerrando às 17h. O resultado final das propostas habilitadas será divulgado no dia 10 de junho deste ano.
 
A iniciativa levará, de forma itinerante, uma programação que abrange todas as linguagens artísticas para sete cidades do Agreste e Sertão, com o objetivo de promover a classe artística e fortalecer a economia e o turismo no Estado. O edital para apresentação de propostas artísticas está disponível neste link.
  
Em todas as cidades, serão realizados shows, espetáculos, apresentações circenses, exposições, intervenções artísticas e muitas outras atividades, de forma gratuita, para todas as idades. O festival levará atividades que possibilitem a exploração e potencialização do mercado criativo, fortalecendo o cenário cultural, estabelecendo pontes entre artistas/espetáculos e público, e evidenciando o potencial turístico-cultural pernambucano que faz do Estado uma das maiores potências culturais do Brasil. Cada cidade receberá ações contínuas, gerando interações com artistas de diversas regiões do país. 

A iniciativa também movimentará a economia do setor, com uma programação democrática que agrega todas as expressões artísticas, abrindo espaço para o que há de novo na produção cultural, mas sem deixar de lado a valorização das tradições populares. 

“O Festival Pernambuco Meu País se coloca como uma política pública fundamental, guiada por critérios que fortalecem e valorizam a cadeia produtiva da cultura. A curadoria terá como prioridade o protagonismo dos artistas pernambucanos, em especial da cultura popular, mas também se conectando com a produção artística nacional, e dando amplo espaço para outras linguagens artísticas como artesanato, dança, circo, teatro, cinema, música, literatura, artes visuais, patrimônio cultural, fotografia e design e moda, bem como espaços de formação de plateia, entre tantas outras abordagens”, afirmou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

“A intenção do Governo de Pernambuco é promover um evento com o compromisso na produção do conhecimento e no papel transformador que a cultura exerce na vida das pessoas. O Festival Pernambuco Meu País será uma plataforma de construção de novos saberes e fazeres culturais, e deixará um legado importante como a formação de novos públicos nas diversas linguagens artísticas e a contribuição na formação da identidade pernambucana”, ressaltou a presidente da Fundarpe, Renata Borba. 

Com o formato itinerante por sete municípios pernambucanos, os recursos públicos serão destinados a alcançar, de forma inclusiva e democrática, uma vasta cadeia de artistas e profissionais da técnica e produção, conectando a classe artística nacional a um imensurável público. 

Serviço:
Festival Pernambuco Meu País
Inscrições: Até o dia 20 de maio de 2024, exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco 
Resultado final: 10 de junho de 2024
Aberto para todas as linguagens artísticas
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Conheca o Desbravador das relacoes diplomaticas entre o Brasil e a China
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Grupo Diario de Pernambuco