Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LANÇAMENTO

Professor lança livro sobre a história da astronomia em Pernambuco em formato de cordel

O livro "A História da Astronomia em Pernambuco e no Nordeste do Brasil: a Linha do Tempo em Forma de Cordel" será lançado nesta quinta-feira (22)

Publicado em: 21/02/2024 21:08

Livro é de autoria do professor de Física Fernando Antônio Araújo de Souza (crédito: Divulgação )
Livro é de autoria do professor de Física Fernando Antônio Araújo de Souza (crédito: Divulgação )

O professor de Física Fernando Antônio Araújo de Souza, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), lançará, nesta quinta-feira (22), o livro “A História da Astronomia em Pernambuco e no Nordeste do Brasil: a Linha do Tempo em Forma de Cordel”, no auditório UAEAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

 

De modo didático, o autor apresenta fatos históricos e eventos astronômicos ocorridos em Pernambuco e em outros estados nordestinos desde o século XVI até o século XXI. 

 

Além disso, a obra trata da implantação de observatórios, centros de estudos acadêmicos voltados para o ensino de astronomia, clubes e associações de astronomia, olimpíadas de astronomia e astronáutica, museus, a construção do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), com a instalação de telescópio robótico, no município de Itacuruba/PE, que visa o estudo de propriedades físicas de objetos em órbita perto do planeta Terra, e o radiotelescópio detector de bárions que será instalado no Sertão da Paraíba.

 

Destaca-se, ainda, no livro  a abordagem do cordel como função pedagógica, exaltando a cultura nordestina através desse gênero literário, somada à aplicação de atividades práticas com estudantes do ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, além do compartilhamento e a socialização de tais atividades, na forma de videoaulas, disponibilizadas via canal do YouTube. Outra característica é a inserção de QR-Codes ao longo da obra.

 

 “O livro é  resultado do meu TCC da Especialização em Ensino de Astronomia e Ciências Afins da UFRPE, concluído e defendido com nota 10,00, em 2022. O principal objetivo deste Produto Educacional foi o de auxiliar o professor de Física, para introduzir e adequar a Literatura de Cordel ao ensino de Astronomia nas suas aulas e paralelamente estimular e motivar os alunos para a curiosidade, o interesse e a pesquisa no estudo da Astronomia, particularmente no ensino médio, com base naquilo que já é sinalizado na BNCC no eixo temático ‘Terra e Universo’ (2018), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) especificamente num dos temas estruturadores elaborados nos PCN+ (BRASIL, 2002), na unidade temática ‘Terra e Sistema Solar’; que prevê como o ensino desta ciência deve ser feito”, afirma o autor.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco