Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Nailson Vieira lança o primeiro clipe e single de sua carreira: 'Canto Espanto'

Música mescla poesia, cultura popular e as influências de tradição raiz, e é autoria do jovem de 22 anos que desponta na cena de Nazaré da Mata

Publicado em: 02/02/2024 17:25 | Atualizado em: 05/02/2024 14:47

 (Foto: Hugo Muniz)
Foto: Hugo Muniz
Músico e cantor natural de Nazaré da Mata, Nailson Vieira, de 22 anos, lança hoje, véspera da folia momesca, o seu primeiro clipe musical 'Canto Espanto', composição que mescla poesia, cultura popular e as influências de tradição raiz da zona canavieira, e promete fazer sucesso no carnaval 2024. O vídeo estará gratuitamente no canal do artista no YouTube, e já a partir da terça-feira (6), o público vai poder acessar a música nas principais plataformas de streaming: Spotify, Apple Music, Deezer, Youtube Music, Amazon Music, além do Instagram e TikTok. 

Desde os 03 anos de idade, Nailson é brincante do maracatu rural, tradição afro-indigena que é Patrimônio Cultural do Brasil. Além do maracatu, outra brincadeira popular que faz parte da sua vida é o Bloco Rural Estrelinha, que há mais de 60 anos faz história, ao levar para os palcos, ruas e avenidas, toda força do folguedo carnavalesco. O grupo idealizado pelo avô e pai de Nailson, o qual ele também faz parte como músico e brincante, está no seu DNA artístico. 

Quem também faz parte de sua biografia artística é a Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena - Capa Bode - instituição centenária que integra um dos importantes Patrimônios Vivos de Pernambuco. Mas a lista inclui ainda o Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, o qual deposita todo o amor, cuidado e energia positiva. 

“Estou muito animado de poder, pela primeira vez, juntar todas essas influências culturais, que fazem parte da minha e que amo demais. Posso dizer que é um single do jeito que sempre sonhei” disse o artista, com olhos marejados.  “Quero cantar para o povo da minha terra, mas também estar em lugares onde os meus ancestrais não conseguiram ir, em razão das desigualdades e falta de oportunidades. A arte não tem fronteiras. O lugar da cultura popular é em todo lugar, e o mundo precisa ouvir”, cravou essa mensagem ao reforçar seu compromisso com a música feita por artistas populares e negros. 

A música 'Canto Espanto' é uma canção inédita, que surgiu a partir das sensibilidade artística de Nailson Vieira, que sempre se viu inquieto pelos questionamentos das pessoas sobre quando vai chegar o carnaval. Em meio ao alvoroço e a melancolia de tanta gente ávida pela folia momesca, ele se propôs a criar a música que põe fim à ansiedade e expectativa do verdadeiro folião, misturando trombone, tuba, guitarra, trompete, mineiro e bateria - o que levou seis dias de produção no estúdio.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco