Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Marcelo Pedroso lança livro sobre cinema em Garanhuns

Publicação é uma adaptação, revista e ampliada, da tese de doutorado do autor, que investiga relações de divergência entre quem filma e quem é filmado nesse tipo película.

Publicado em: 22/02/2024 11:00 | Atualizado em: 22/02/2024 11:18

Nesta sexta-feira (23), o cineasta Marcelo Pedroso de Jesus lança o livro "Comunidade dos contrários: um estudo sobre as relações de antagonismos no documentário".

O lançamento será no Cine Jardim, no Centro Cultural Sesc Garanhuns, às 18h30. Na ocasião haverá um bate-papo com o diretor e autor.

"Comunidade dos contrários: um estudo sobre as relações de antagonismos no documentário"

 (Divulgação)
"Comunidade dos contrários: um estudo sobre as relações de antagonismos no documentário" (Divulgação)


A publicação é uma adaptação, revista e ampliada, da tese de doutorado do autor, que investiga relações de divergência entre quem filma e quem é filmado nesse tipo película. A tese ganhou menção honrosa no Prêmio Compós de Melhor Tese, em 2020.

O livro foi publicado pela editora Vacatussa com incentivo do Funcultura.

"No livro, o leitor vai encontrar discussões de conceitos teóricos e análises de obras com situações de antagonismo na imagem documental em paralelo com a prática da revisão do longa e outras experiências cinematográficas que vivi, e que revelo minhas escolhas, dificuldades e conflitos éticos que enfrentei como documentarista%u201D, conta Pedroso.

O LIVRO

Comunidade dos Contrários é dividido em três partes: Modo Securitário (quando não dá voz ao outro lado); Modo Agonístico (quando existe a preocupação em apresentar as diferenças, colocá-las em diálogo) e Na Prática. Nas duas primeiras, o autor analisa obras de outros diretores dentro dessas duas possibilidades de construção documental. E, na terceira, ele se debruça sobre o documentário Por trás da linha de escudos, de sua autoria, apontando os erros cometidos e, com os aprendizados de outras referências, sugerindo uma remontagem.

Escritor, jornalista e cineasta Marcelo Pedroso (Milena Times/Divulgação)
Escritor, jornalista e cineasta Marcelo Pedroso (Milena Times/Divulgação)


O AUTOR

Marcelo Pedroso, além de autor e cineasta, é jornalista, professor universitário, mestre e doutor em Comunicação pela UFPE. Em 2019, publicou, também pela Vacatussa, o livro "Em trânsito, o qual reúne diferentes versões do roteiro do filme de mesmo nome, storyboards, argumento...".

Desde 2005, atua como diretor de cinema. Vencedor de vários prêmios como o de melhor documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo por "KFZ-1348", o de melhor filme no CineEsquemaNovo por "Pacific" e o de melhor direção e roteiro no Festival de Brasília por "Brasil S/A".

SERVIÇO
Lançamento do livro: Comunidade dos Contrários, de Marcelo Pedroso de Jesus + bate-papo com o autor exibição do documentário Por trás da linha de escudos
Quando: sexta, 23 de fevereiro
Horário: 18h30
Onde: Cine Jardim, Centro Cultural Sesc Garanhuns
Acesso gratuito
Editora Vacatussa | 336 páginas | R$ 30
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco