 | |
Divulgação |
Nesta sexta-feira (2), Iuna Falcão, cantora maranhense radicada na Bahia, se apresenta no Porto Musical, encontro pensado para a capacitação e trocas entre diferentes artistas e que, desde 2005, coloca Recife no mapa da música com uma programação plural e provocativa para a desconstrução de ideias, criação de novas soluções e oportunidades para artistas, produtores e agentes. Nesta sexta, 2 de fevereiro, Iuna faz sua estreia no evento com um showcase do disco 'Transe', às 21h20, no Palco Arsenal.
“Eu verso sobre a força da mulher negra. Ao longo das 14 faixas de ‘Transe’, eu canto sobre a presentificação de ancestrais vivos, sobre a cultura maranhense, e no Porto Musical eu vou levar um pouco dessa mistura pro público”, resume a cantora e compositora. A diversidade cultural refletida no som da cantora está presente no jazz, R&B cibernético maranhense e na polifonia das linguagens territoriais, por exemplo.
Como um esquenta para o carnaval pernambucano, a programação que acontece durante os dias 1, 2 e 3 de fevereiro toma conta dos espaços culturais do bairro do Recife e da rua, promovendo manifestações culturais e populares. Cátia de França, Bruno Capinan, Afoxé Oxum Pandá e Karina Buhr são alguns dos artistas que têm showcases já confirmados. O mercado da música também é discutido por meio de temáticas provocativas em conferências (com Evandro Fióti já confirmado no painel sobre “Vida, carreira e pensamento”), seminários e oficinas. O Porto Musical ainda promoverá workshops, pitchings e mentorias.