| |
Rebecca Ferguson e Timothée Chalamet interpretam mãe e filho em jornada espacial épica que retorna aos cinemas. Warner/Divulgação |
A menos de um mês da estreia de Duna: Parte 2, nos cinemas a partir de 29 de fevereiro, a Warner Bros. Pictures irá relançar no Brasil o primeiro filme, Duna (2021), em salas IMAX e tradicionais, a partir de 8 de fevereiro. O filme de ficção científica dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Timothée Chalamet concorreu a dez prêmios do Oscar 2022 e venceu seis, incluindo melhor fotografia, som e efeitos visuais.
O longa é baseado na obra homônima de Frank Herbert, de 1965, uma das mais influentes do gênero sci-fi, dividido na adaptação em duas partes para conseguir explorar toda a densidade do livro - já adaptado no cinema em 1984, com direção de David Lynch, e também em formato de minissérie, em 2000, com direção de John Harrison.
Ambientado num futuro distante pós-máquinas em que os planetas se tornaram praticamente feudos, famílias poderosas são selecionadas pelo império para comandar periodicamente o planeta Arrakis (que fornece uma substância essencial para viagens interestelares). Paul Atreides (Chalamet), filho do Duque Leto (Oscar Isaac), faz parte da família da vez para assumir o controle desse planeta desértico habitado por vermes gigantes e povos nativos conhecidos como Fremen. Um conflito imperial é deflagrado e Paul é colocado em uma grandiosa jornada para garantir o futuro do seu povo.