Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Banda Sonika lança single com participação de Fred 04

Novo single é uma ode a Candeias, bairro que marcou os integrantes da banda e o vocalista do Mundo Livre S/a em diferentes fases da vida

Publicado em: 05/02/2024 14:46 | Atualizado em: 05/02/2024 15:53

 (Foto: Thiago Guerra)
Foto: Thiago Guerra
A mais nova música do grupo Sonika, 'Candoca', já está nas plataformas digitais e conta com participação especial de Fred 04, vocalista e fundador da Mundo Livre S/A, co-criadora do Moviemnto Mangue. Dedicada ao bairro de Candeias, de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, a música transforma eterniza a região como parte da história de cada um dos integrantes.
 
O guitarrista, Diogo Velho Barreto, relembra da infância e adolescência. Já o baterista, Peu Lima, trocava a Zona Norte do Recife pelos fins de semana imersos na maresia da famosa Praia de Candeias. O vocalista e compositor da faixa, Rafael Giordani, mora no bairro desde 2018. “Encontrei o ambiente fértil para dar início às composições que definiriam o repertório da banda”, comenta Giordani.

Para ele, Candoca simboliza gratidão e um elogio à atmosfera única do bairro. “Um tipo de ambiente onde o estilo de vida, lamentavelmente, está gradualmente desaparecendo. Um misto de veraneio e vida cotidiana, em que ainda é comum encontrar pessoas com trajes de banho pelos corredores de supermercados e farmácias, vivendo em sua própria velocidade”, exemplifica. “Enquanto bairros do Recife se desdobram freneticamente, Candeias permite que se pense e se viva à moda da escolha”, complementa o artista.

A participação de Fred 04 não é em vão, visto que a banda Mundo Livre S/A é natural do bairro e lançou Pastilhas Coloridas em 1996, música que remete a atmosfera da Ilha Grande. “A ideia de envolvê-lo fluiu de maneira muito natural. Desde a minha juventude, Fred e a Mundo Livre exercem um impacto profundo sobre mim. Pastilhas Coloridas aborda essa vida dos jovens que perambulavam por suas ruas com ‘maloqueiragem juvenil’”, recorda Giordani. A música começa com o verso “Os sonhos murcham feito maracujá velho”. Anos depois, Candoca clama pelo retorno desse antigo sonho: “voltando pra Candoca, um velho e seu mar”.

Fundado em 2020, o quarteto do Sonika empenhou-se na criação de seu álbum homônimo, lançado em 2022 e disponível nas principais plataformas musicais. A banda é formada por Rafael Giordani, responsável pela guitarra e vocais, Diogo Velho-Barreto na guitarra, Peu Lima na bateria e Victor Santos no baixo. Cada integrante cultivou suas habilidades ao longo de uma trajetória musical diversificada, colaborando com bandas notáveis como Mamelungos, Lula Queiroga, Di Melo, Fullbend, Amsterdam, além de experiências em bandas cover, sempre mantendo a essência roqueira como elemento vital em seu DNA musical. Em dezembro de 2023, lançaram 'Calma', primeiro single do novo disco, previsto para ser lançado ainda em 2024.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco