Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PAÇO DO FREVO

Paço do Frevo divulga programação gratuita para aniversário de 10 anos

Festa gratuita será no domingo (14), começará às 13h30 com a buscada do novo estandarte em Olinda e seguirá para o Arrastão no Bairro do Recife

Publicado em: 11/01/2024 15:29

 (Crédito: Hugo Muniz/Paço do Frevo)
Crédito: Hugo Muniz/Paço do Frevo
Perto de bater a marca de um milhão de visitantes, em 2024 o Paço do Frevo celebra sua primeira década de existência. O aniversário do Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo é no dia 9 de fevereiro, mas as celebrações começam já esta semana. Para festejar em grande estilo, este domingo (14) será de festa a tarde inteira, com uma programação totalmente gratuita.

A comemoração começa no bairro de Guadalupe, em Olinda, na Rua Vital Henrique, nº 128, às 13h30, com a buscada do novo estandarte do museu na casa do tradicional artesão de estandartes Fernando Moraes, responsável pela confecção da nova peça. Ele já fez estandartes para blocos como Pitombeira, Cariri, Virgens do Bairro Novo e A Porca. Quem comandará a trilha para todo mundo cair no passo será a Orquestra Paranampuká, do Maestro Rinaldo.

Haverá cerimônia com uma bênção ao novo estandarte e o tradicional corte de fita. O porta-estandarte será o Mestre Fernando Zacarias, intitulado Patrimônio Vivo do Recife no último dia 5 de janeiro, que faz a função no Galo daMadrugada há mais de quatro décadas.
 
Outros nomes importantes do Frevo também estarão presentes para padrinhar o momento: Ademir Araújo, o Maestro Formiga, arranjador e compositor com destaque no universo do Frevo; Tábida Cristina, do Bloco Carnavalesco Lírico Boêmios da Boa Vista e membro do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo; e a passista Mestra Landinha, “A Dama do Passo”.

Às 15h30, a festa continua no Bairro do Recife com uma edição especial do Arrastão do Frevo, com concentração em frente ao museu. O cortejo, que sai às 16h, contará com a presença de nove agremiações. São elas: Bloco da Saudade, Troça Carnavalesca Mista Tá Maluco, Clube de Boneco Linguarudo de Ouro Preto, Clube Carnavalesco Misto Lenhadores do Paudalho, Pife Floyde, Clube de Boneco Seu Malaquias, Troça Carnavalesca Mista Formiga Sabe que Roça Come, Trupe Carnavalesca Mascarada Mexe com Tudo e Clube das Pás.

As agremiações foram escolhidas através de sorteio após levantamento de todos os grupos, troças e clubes que já participaram do Arrastão do Frevo ao longo dos 10 anos do museu. Cada uma estará no evento com seu estandarte ou flabelo. O décimo será o novo estandarte do Paço do Frevo, novamente sob a condução do Mestre Fernando Zacarias.

O Arrastão do Frevo especial 10 anos também contará com a presença da Cia Brasil por Dança, de Adriana Frevo, companhia dos passistas oficiais do Homem da Meia-Noite, com 35 anos de história.

TROCA-TROCA DE FANTASIAS 
Em vez de jogar fora, por que não trocar? Pensando na redução de lixo, na moda circular e também na economia do bolso, o museu promove, nesta quinta-feira (11), a segunda edição do ‘Barracão carnavalesco - troca-troca de fantasias do Paço do Frevo', para fazer fantasias,
acessórios, adereços e materiais de Carnaval brincarem mais um ano de folia.

Será das 16h às 19h. A participação é gratuita, mas é preciso se inscrever antes, através deste link. Com a inscrição feita, basta separar e levar no dia os itens em bom estado. Depois da triagem, a pessoa receberá fichas para trocar por outros produtos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco