Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Cineteatro do Parque retomará programação semanal com preços populares

Sessões serão oferecidas regularmente, com ingressos a preços acessíveis, sob os cuidados de uma curadoria

Publicado em: 11/01/2024 13:27 | Atualizado em: 11/01/2024 15:11

Desde a reabertura em 2021, o espaço cultural exibiu 'Retratos Fantasmas' e outras produções nacionais (Crédito: Marcos Pastich)
Desde a reabertura em 2021, o espaço cultural exibiu 'Retratos Fantasmas' e outras produções nacionais (Crédito: Marcos Pastich)
A população do Recife voltará a desfrutar da programação semanal no Cineteatro do Parque. Após a conclusão da reforma em 2020, foram realizadas sessões esporádicas no espaço, sem regularidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação da Cidade do Recife (FCCR), pretende reintroduzir a grade fixa no próximo mês de março - algo que não ocorre há 14 anos. 

Uma equipe de curadoria será responsável por selecionar os filmes - dando destaque, sobretudo, a produções nacionais - visando contemplar todos os perfis de público. Para atrair as diferentes audiências, os ingressos serão oferecidos a “preços populares”, segundo informam a Secult e a FCCR em nota.

Haverá também um foco especial no audiovisual local viabilizado por editais públicos de fomento, como o Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), de esfera municipal, que está com inscrições abertas para o novo edital neste mês, disponibilizando R$ 1,5 milhão para o setor, e a Lei Paulo Gustavo, com recursos federais já destinados aos projetos aprovados por pareceristas - na categoria, foram aprovados 84 projetos. 

O comunicado também lista as iniciativas realizadas no cinema do Parque desde o reinício das atividades em 2021. “Com instalações e maquinário técnico de última geração, o equipamento vem sendo contemplado com programações de audiovisual regulares, promovidas pela sociedade civil e também realizadas ou articuladas pelo poder público municipal, contemplando desde pré-estreias nacionais, como a dos filmes Simplesmente Mãe Elda, A Viagem de Pedro, King Kong em Asunción e, mais recentemente, com pré-estreia e sessões especiais de Retratos Fantasmas, quando disputava indicação ao Oscar".
 
O Parque inaugurou seu cinema em 24 de novembro de 1921, apresentando seis atos de "A filha do tigre", estrelado por Pearl White, e dois atos da comédia "Agarra-me". De 1929 a 1959, integrou o circuito de filmes sonoros, exibindo produções da Disney e chanchadas brasileiras. Em 24 de março de 1930, a exibição de "A divina dama" marcou o início do cinema sonoro em Recife. Após restauração em 1973, o Teatro do Parque se tornou o primeiro Cinema Educativo Permanente do Brasil, com sessões gratuitas em dois horários diários e o slogan "Educação pela Imagem".

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco