Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Barbatuques estreia tour no Recife neste final de semana

Grupo realizará oficinas gratuitas em todas as cidades pelas quais vai percorrer

Publicado em: 31/01/2024 16:39 | Atualizado em: 31/01/2024 17:50

 (Foto: José de Holanda)
Foto: José de Holanda
Completando 25 anos como grupo artístico e reconhecido mundialmente pela sua linguagem singular de percussão e música corporal, o Barbatuques celebra marco em turnê por 15 cidades brasileiras ao longo do ano, com patrocínio da Petrobras. A estreia do 'Barbatuques 25 anos' será no Recife, nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Teatro do Parque, sendo a maior circulação realizada pelo grupo em território nacional - começando pela capital pernambucana e seguindo por Fortaleza, Rio de Janeiro, Campinas (SP), São Paulo, Curitiba, Manaus, Belém, Brasília, Goiânia, Palmas, Campo Grande, São José dos Campos /SP,  Santos/ SP e Caraguatatuba/SP. 

O grupo ministrará em todas as cidades oficinas gratuitas para o público adulto, além do show que traz homenagem a Fernando Borba, criador do grupo, falecido em fevereiro de 2021.
 
O repertório explora a gênese musical do grupo, trazendo um apanhado simbólico na discografia do Barbatuques, como 'Barbapapa’s Groove', primeira peça para percussão corporal composta pelo Barba, novos singles que ainda não faziam parte de shows, como 'Eu vou Cantar' e  'Natureza' (parceria com Russo Passapusso), hits como Baianá, além dos momentos de improviso e a clássica interação musical com a plateia. 

A apresentação percorre a longa trajetória sonora do Barbatuques, dos ritmos e cantos afro-brasileiros do primeiro disco 'O Corpo do Som', passando pelos experimentalismos vanguardistas de 'O Seguinte é Esse', pelas harmonias e polirritmias ricamente elaboradas de “AYÚ”, chegando ao momento atual com o lançamento frequente de singles, onde a canção também ganha força.
 
A apresentação sintetiza a sonoridade do grupo desde a sua criação e a turnê é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras, por meio da Secretaria de Cultura, realização do Núcleo Barbatuques, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco