Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Alexsandro Souto Maior lança livro de poesia no Recife

O livro ''Paraíso e seus destroços'' conta com mais de setenta poemas que versam, em boa parte, sobre imagens e ideias de paraíso

Publicado em: 10/01/2024 14:12 | Atualizado em: 10/01/2024 14:24

Alexsandro é autor de obras de poesia, ficção e teatro (Augusto Pessoa)
Alexsandro é autor de obras de poesia, ficção e teatro (Augusto Pessoa)
O escritor Alexsandro Souto Maior lança, nesta quinta-feira (11), no Recife, o livro O Paraíso e seus destroços. O evento, no Furdunço Café e Cultura, às 19h, contará com o professor e escritor Robson Teles e a  escritora Conceição Rodrigues, que recitarão poemas do autor. O maestro Israel de França também participará.
 
O livro conta com mais de setenta poemas que versam, em boa parte, sobre imagens e ideias de paraíso. Isso ocorre, por exemplo, no trecho do poema Paraíso a 30 km: “O paraíso é uma cidade emancipada/ de um país cerceado por abutres/ de uma outra cidade tomada pelas sombra.” 
 
É parte de O paraíso e seus destroços a presença da poesia visual, palavras que não só ocupam espaços diversos nas páginas, mas também ampliam o conceito da palavra poética. “O título já nos convida a um jogo. Nele, a palavra é mais liberta, ela brinca. Ela toma o espaço, carregada de som e suscitando imagens, tensões. Esse jogo sempre me atraiu!”, conta o escritor.
 
Na feitura do novo livro estão elegias, anedotas, além de pequenas parábolas, diários, biografias que revelam personagens e vozes dessa poesia disforme e diversa.
 
As noventa e duas páginas da obra, visualmente, exploram a ideia do chiarooscuro, técnica de pintura difundida pelo estilo Barroco. A edição traz referências tanto no miolo do livro quanto na capa do tríptico O jardim das delícias terrenas, do pintor flamengo Bosch, além de A criação de Adão, de Michelangelo. O projeto gráfico é de Roseli Vaz e a edição é da editora paulista Patuá.  
 
A obra foi uma das escolhidas da seleção promovida pela editora Patuá, que contou com mais de três mil originais de todo o Brasil. O livro foi lançado na Casa Gueto, na última edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). 

O escritor
 
Alexsandro Souto Maior é ator e professor de literatura. Autor de obras de poesia, ficção e teatro.  Entre suas obras está o texto dramatúrgico Luzia no Caminho das Águas, em que obteve o Prêmio Funarte de Dramaturgia, na categoria voltada para infância e juventude, 2005. Além dessa, com Mariano, irmão meu, Alexsandro conquistou o Prêmio Literário Cidade de Manaus, categoria de teatro adulto, em 2011. O autor voltou a vencer esse mesmo prêmio com Eu e os Avelós, em 2017. No ano subsequente, foi a vez de ele ganhar o Prêmio Ariano Suassuna com a obra dramatúrgica Tempo de Flor, que mais tarde seria montada pelo grupo Pé de Vento de Arcoverde. No ano de 2020, torna a vencer o Ariano Suassuna com O mistério do Casarão de dona Niná também na categoria de teatro para infância e juventude.  
 
Na poesia, destaque para a obra A seiva. Esta foi publicada em 2020 e recebeu menção honrosa pela Academia Pernambucana de Letras. Ele também é autor de Recife Anfíbio e outras paragens, obra poética que surgiu de projeto homônimo audiovisual, contemplado pela Lei Aldir Blanc.  

SERVIÇO:
 
Lançamento do livro O Paraíso e seus destroços, de Alexsandro Souto Maior
11 de janeiro, às 19h, na Furdunço Café e Cultura. Rua Gildo Neto, n. 92, Tamarineira.  
Custo do livro: R$ 50
92 páginas
Instagram - @alexsandrosoutomaior
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco