 | |
Cine São Luiz está sendo reformado (Foto: Arquivo/DP) |
Saiu no Diário Oficial do Estado de sábado (18) o aviso de licitação de mais uma etapa da reforma do Cinema São Luiz, no Centro do Recife.
Segundo o governo do estado, o ato corresponde ao processo de tomada de preço para contratação da empresa que será responsável pela execução dos serviços de recuperação e restauro do forro de gesso decorado da sala.
A expectativa é que, após a homologação e contratração da empresa, o serviço seja entregue em até seis meses.
O governo estadual disse que captou os recursos necessários, garantidos pela Lei Paulo Gustavo (LPG), para elaborar o projeto de restauração atualmente em licitação.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, afirmou que a restauração do forro policromado do cinema São Luiz é uma etapa primordial que permitirá, além da recuperação do bem tombado e Patrimônio Cultural Material do Estado, a reabertura da sala para o público.
“Também já está em fase de conclusão o reparo da cobertura do São Luiz, obra que demandou um investimento de R$ 106.308,53”, detalha a gestora.
No decorrer do processo de readequação da sala, o Estado ainda vai abrir licitação para requalificação geral do cinema.
Essa fase inclui a implementação de recursos de acessibilidade e de proteção e combate a incêndio, além da aquisição de novos aparelhos para o sistema de audiovisual, como equipamentos de som e projeção.
Licitação
De acordo com a publicação, a licitação presencial será realizada por meio de uma sessão pública no dia 6 de dezembro, às 9h30, no auditório da Secretaria de Administração.
Ela fica na Avenida Antônio de Góes, nº 194, bairro do Pina, Zona Sul do Recife.
O valor máximo aceitável para pagamento do serviço está cotado em R$ 983.617,40.
Patrimônio
Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952, o cinema São Luiz tornou-se um dos mais emblemáticos cinemas do Recife.
Atualmente, é o de mais rica concepção artística e arquitetônica do Recife e um dos últimos cinemas de rua do Brasil.
Em 2008, o prédio foi tombado como monumento histórico pelo Governo do Estado que, por meio da Fundarpe, trouxe de volta ao público o tradicional cinema São Luiz revitalizado e sem os vícios da mídia cinematográfica, preservando e difundindo a arte do cinema e contribuindo para o resgate da história da cidade e a manutenção de um verdadeiro templo de sua cultura.
Em 5 de novembro de 2015 o cinema pernambucano inaugurou seu novo projetor digital Barco 23B 4K, com capacidade de projetar filmes em 3D, além de um servidor digital e novos processadores e amplificadores de som para o formato Dolby 7.1.
Em julho de 2022, o São Luiz foi fechado para a implantação de um novo sistema de refrigeração, correção de problemas de vazamento de cobertura e redimensionamento das suas instalações elétricas. Após chuvas torrenciais ocorridas no Recife em fevereiro de 2023, o equipamento precisou ser totalmente interditado por medida de segurança.
A primeira etapa das ações para reabertura do cinema, tratado com prioridade e responsabilidade pelo Governo do Estado, por meio da Fundarpe, contemplou a execução de serviços emergenciais no sistema de esgotamento de águas pluviais do equipamento cultural.