Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Patrimônio

Reforma do Cinema São Luiz entra em nova fase

Governo de Pernambuco abriu licitação para a restauração do forro policromado da sala, etapa primordial para a reabertura

Publicado em: 19/11/2023 08:50

Cine São Luiz está sendo reformado  (Foto: Arquivo/DP)
Cine São Luiz está sendo reformado (Foto: Arquivo/DP)
Saiu no Diário Oficial do Estado de sábado (18) o aviso de licitação de mais uma etapa da reforma do Cinema São Luiz, no Centro do Recife.

Segundo o governo do estado, o ato corresponde ao processo de tomada de preço para contratação da empresa que será responsável pela execução dos serviços de recuperação e restauro do forro de gesso decorado da sala. 
 
A expectativa é que, após a homologação e contratração da empresa, o serviço seja entregue em até seis meses. 
 
O governo estadual disse que captou os recursos necessários, garantidos pela Lei Paulo Gustavo (LPG), para elaborar o projeto de restauração atualmente em licitação. 

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, afirmou que a restauração do forro policromado do cinema São Luiz é uma etapa primordial que permitirá, além da recuperação do bem tombado e Patrimônio Cultural Material do Estado, a reabertura da sala para o público.
 
“Também já está em fase de conclusão o reparo da cobertura do São Luiz, obra que demandou um investimento de R$ 106.308,53”, detalha a gestora.

No decorrer do processo de readequação da sala, o Estado ainda vai abrir licitação para requalificação geral do cinema.
 
Essa fase inclui  a implementação de recursos de acessibilidade e de proteção e combate a incêndio, além da aquisição de novos aparelhos para o sistema de audiovisual, como equipamentos de som e projeção.

Licitação
 
De acordo com a publicação, a licitação presencial será realizada por meio de uma sessão pública no dia 6 de dezembro, às 9h30, no auditório da Secretaria de Administração.
 
Ela fica na Avenida Antônio de Góes, nº 194, bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

O valor máximo aceitável para pagamento do serviço está cotado em R$ 983.617,40.

Patrimônio
 
Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952, o cinema São Luiz tornou-se um dos mais emblemáticos cinemas do Recife.
 
Atualmente, é o de mais rica concepção artística e arquitetônica do Recife e um dos últimos cinemas de rua do Brasil.

Em 2008, o prédio foi tombado como monumento histórico pelo Governo do Estado que, por meio da Fundarpe, trouxe de volta ao público o tradicional cinema São Luiz revitalizado e sem os vícios da mídia cinematográfica, preservando e difundindo a arte do cinema e contribuindo para o resgate da história da cidade e a manutenção de um verdadeiro templo de sua cultura.

Em 5 de novembro de 2015 o cinema pernambucano inaugurou seu novo projetor digital Barco 23B 4K, com capacidade de projetar filmes em 3D, além de um servidor digital e novos processadores e amplificadores de som para o formato Dolby 7.1.
 
Em julho de 2022, o São Luiz foi fechado para a implantação de um novo sistema de refrigeração, correção de problemas de vazamento de cobertura e redimensionamento das suas instalações elétricas. Após chuvas torrenciais ocorridas no Recife em fevereiro de 2023, o equipamento precisou ser totalmente interditado por medida de segurança.

A primeira etapa das ações para reabertura do cinema, tratado com prioridade e responsabilidade pelo Governo do Estado, por meio da Fundarpe, contemplou a execução de serviços emergenciais no sistema de esgotamento de águas pluviais do equipamento cultural. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Embaixador Eduardo Saboia: Brasil e China obtêm safras de parceria em várias áreas
Conheca o Desbravador das relacoes diplomaticas entre o Brasil e a China
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Grupo Diario de Pernambuco